Como empresas e funcionários devem lidar com clientes racistas? Veja dicas

Enviado por / FonteUOL

Quem lida diretamente com público pode subitamente se deparar com um cliente racista. É o caso de um gerente de um bar do Rio, que registrou boletim de ocorrência contra uma cliente. Há outros casos de grande repercussão, como o de uma atendente da Pizza Hut que teria sido chamada de “macaca” pelo advogado Frederick Wassef, que já atuou para a família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Wassef nega.

O que fazer nessas situações? O UOL conversou com advogados e especialistas na área para descobrir a postura certa a ser tomada por funcionários e empresas diante de clientes com atitudes racistas. Algumas situações serão apresentadas ao longo da reportagem.

Se as ofensas raciais ocorrerem em público

  • Puxe o celular do bolso e passe a gravar, preferencialmente em vídeo, mas pode ser em áudio. Se estiver sem o aparelho em mãos, peça para um colega de trabalho. Para deixar a fala do agressor audível, não rebata enquanto está sendo feita a gravação, recomenda a fundadora e diretora executiva do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), Luana Génot. A ideia é produzir provas.

“O ideal é ficar ouvindo, não rebater. Mas é claro que o funcionário pode sempre reforçar que a postura do cliente é racista. A indicação de gravar é para se ter prova para o BO (boletim de ocorrência) e para a própria empresa sobre o caso. A prova é fundamental, a gente está vivendo um momento em que cada um é produtor de provas”
Luana Génot, fundadora e diretora executiva do ID_BR.

  • Seja firme na maneira de falar, explique que aquilo é um crime para tentar impedir que o cliente continue com a ação racista. “Fale de forma firme e não agressiva, isso vai dar limite ao cliente”, recomenda o advogado empresarial Fabiano Machado da Rosa.
  • Encontre testemunhas, de clientes a colegas de trabalho. Ao se ter gravações das ofensas e ainda relato de outras pessoas, a denúncia “ganha mais força”, garante a diretora executiva do ID_BR.
  • Caso as ofensas continuem, encerre o atendimento e procure o gestor hierárquico, indica Da Rosa e o advogado e diretor do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) Daniel Teixeira.
  • Em qualquer uma dessas etapas, a recomendação do líder da marca e ativismo da Ben & Jerry’s, Rodrigo Santini, é acionar os órgãos de segurança e fazer o registro de ocorrência.
  • Para empresas: dê assistência aos funcionários, já que a situação pode gerar um trauma, orienta Teixeira.

Se as ofensas resultarem em agressões físicas

  • Não hesite: grite ou chame outras pessoas para conter o agressor, diz a diretora executiva do ID_BR.
  • Proteja-se. “A orientação é se defender, reagir de maneira proporcional e chamar a segurança privada e pública”, recomenda Da Rosa.
  • As empresas devem ficar ao lado da vítima e garantir suporte a ela –tanto jurídico quanto psicológico.

Se as ofensas forem nas redes sociais

Há duas possibilidades, segundo o representante da Ben & Jerry’s:

  • Quando ocorre um comentário de ódio, a recomendação é não responder, já que não há “possibilidade de diálogo”, destaca Santini. Ele diz que a marca é alvo de ataques nas redes por se posicionar contra o racismo, a violência contra a população LGBTQIA+ e em defesa da população periférica. “Recebo nas redes sociais mensagens dizendo que eu devo morrer e mandando que eu só ‘faça sorvetes’ e não entre nessas questões”, conta.
  • Quando há dúvidas sobre o posicionamento da marca, a empresa deve adotar a política de explicar por que aquele tema é importante de ser abordado por ela.

Se o funcionário agir mal, a culpa é da empresa?

Não há consenso em relação a esse ponto. Da Rosa entende que é preciso analisar caso a caso. Já a diretora executiva do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) considera que a “responsabilidade é sempre da empresa”.

Seguindo essa linha, o diretor do Ceert diz que as empresas têm responsabilidade sobre os atos de seus prepostos (representantes), como os funcionários, segundo aponta o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Os especialistas ouvidos pelo UOL dizem que os empregados precisam receber treinamento para saber como agir nessas situações. “A primeira linha de defesa é o próprio funcionário. Ele deve saber claramente qual é a política da empresa na questão racial. Se não, vai ficar quieto ou agir de maneira desproporcional. Se está treinado, terá calma para agir e chamar superior”, diz Da Rosa.

Génot afirma que muitas empresas deixam apenas no papel o combate ao racismo e o fomento à diversidade. Além disso, colocam diferentes questões dentro dos mesmos treinamentos.

“Sugerimos treinamentos específicos para cada temática. O que não dá para fazer é passar só meia hora em treinamento, explicando de forma muito rasa. A gente sabe que não dá para parar um lojista por 10 horas, mas é possível parar por uma hora a cada dois meses”, diz.

Génot percebe ausência de postura propositiva das empresas em relação à educação racial. “Entendemos que o combate ao racismo é transversal e perene. Hoje não existe campanha massiva para além do ‘diga não ao racismo’. Você não vê varejistas, por exemplo, dizendo ‘querido cliente, não use expressões racistas’.”

Funcionário agredido pode solicitar reparação à empresa na Justiça?

Sim, o funcionário pode processar o patrão na Justiça trabalhista. A empresa é responsável pela saúde e integridade física dos funcionários durante o período de trabalho, diz Teixeira. Por outro lado, o estabelecimento pode pedir a reversão da condenação e cobrar o ressarcimento do agressor, explica o diretor da Ceert.

Da Rosa afirma que é preciso analisar cada situação individualmente, mas concorda que o funcionário pode conseguir reparação. “Se ficar comprovado que não havia segurança, que o gestor da empresa foi omisso, ou que não havia equipamentos de proteção, por exemplo, pode haver reparação por dano moral”, diz.

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos brasileiros negam o racismo

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos...

Juíza culpa vítima e inocenta PMs acusados de matar africano

Keka Werneck A justiça de Mato Grosso absolveu os policiais...

Uma charge racista e os haitianos em São Paulo

Como professora (também) de Ensino Médio e Pré-Vestibular, volta...

Nossa cumplicidade dissimulada com o racismo

Como ficou claramente comprovado no episódio e nas repercussões...
spot_imgspot_img

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=