Na França, jogador de rúgbi é demitido por racismo

Enviado por / FonteCorreio Braziliense

Uma equipe de rúgbi da segunda divisão da França demitiu um de seus jogadores por ele ter usado palavras racistas ao se referir a um adversário

Uma equipe de rúgbi da segunda divisão da França demitiu um de seus jogadores por ele ter usado palavras racistas ao se referir a um adversário, de acordo com informações obtidas pela AFP nesta quarta-feira.

Ludovic Radosavljevic foi demitido do time Provence Rugby, da cidade de Aix-en-Provence, ao reconhecer ter usado termos racistas contra um jogador da equipe do Nevers.


No dia 3 de setembro, na partida entre sua equipe e o Nevers (26-23), Radosavljevic teve uma discussão com o camaronês Chris Ambadiang. Após o jogo, sem citar o adversário, o jogador africano afirmou nas redes sociais que foi chamado de “comedor de banana”.

Três dias depois, Radosavljevic, de 32 anos, assumiu que usou termos racistas contra o camaronês, que ele próprio considerou “inaceitáveis”.


“Isso não faz parte dos meus valores nem dos que transmito aos meus filhos, sou um ser humano que comete erros e aprende com eles”, concluiu em mensagem postada em sua conta no Instagram.

Antes desta demissão, o Provence Rugby especificou em um comunicado que iria “ter uma reunião com o jogador para aplicar sanções proporcionais à gravidade dos eventos”.


Radosavljevic foi punido em 16 de setembro pela comissão disciplinar da federação francesa de rúgbi com uma “suspensão de 26 semanas das partidas oficiais da competição”.


De acordo com a entidade, o jogador não sofreu uma sanção mais severa por ter reconhecido “espontâneamente os fatos” e por ele não ter nunca cometido uma infração anteriormente.

+ sobre o tema

Uma Mulher Negra para o Supremo Tribunal Federal (STF) já!

Os debates se tornaram calorosos neste últimos dias em...

Não é sobre Zanin, mas sobre equidade

Ao nomear seu amigo e advogado pessoal para o mais alto...

Casamento infantil deve ser encarado como assunto urgente no Brasil

Nessa última terça-feira, me reuni com a ministra das...

Ellen Oléria e KL Jay se apresentam em festival de arte e cultura negra do Sesc

O feriado de Corpus Christi chega com uma programação...

para lembrar

Bancos estão longe de abolir o racismo

Os dados do IBGE de 2010 apontam: pretos e...

Produção do filme bíblico “Êxodo” é acusada de racismo por escolha de elenco “branco”

Por Dan Martins A hashtag #BoycottExodusMovie (#BoicoteOFilmeExodus) explodiu no Twitter...

Seminário reúne mulheres para discutir economia e política no Rio de Janeiro

Quando o sol nasce, a mulher negra desce morro...
spot_imgspot_img

Plano contra racismo interrompido por Bolsonaro na ONU é resgatado por Lula

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá resgatar uma proposta que havia sido abandonada por Jair Bolsonaro de defesa do combate...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli Carneiro na mesa que fechou, trepidante, o primeiro dia completo da Feira do Livro na praça Charles Miller. "O...

Secretária da Igualdade Racial quer aumentar cota racial em concursos

A socióloga Márcia Lima, secretária nacional de Ações Afirmativas e Combate ao Racismo, afirmou que pretende aumentar a cota para pessoas negras em concursos públicos. Em entrevista...
-+=