Como enfrentar a violência contra as mulheres na Universidade?

No dia 10 de agosto, Escritório USP Mulheres promove seminário para debater formas de coibir a violência de gênero

Da USP 

A partir da apresentação de casos concretos de desqualificação intelectual, violência sexual e intimidação das alunas, professoras, pesquisadoras e funcionárias, o Escritório USP Mulheres irá debater sobre como enfrentar a violência de gênero no meio universitário visando ao fortalecimento das mulheres, com a perspectiva de romperem com o ciclo de violência.

O seminário Enfrentamento à violência de gênero: o desafio da USP será no dia 10 de agosto, das 9 às 12 horas, na sala 14 – auditório do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Ele está localizado no 2º andar do bloco B, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n – Travessa 4, Cidade Universitária, São Paulo.

De acordo com as informações do evento, a proposta é conscientizar os participantes de que agressão moral, assédio sexual, assédio moral, coerção, violência física, desqualificação intelectual, violência sexual, homofobia e racismo são violência de gênero.

“Não temos respostas prontas, mas reconhecer sua existência é um passo importante para que juntxs consigamos criar algumas estratégias para a construção de uma cultura de não violência na Universidade de São Paulo”, conforme consta na programação.

O seminário integra as ações do Escritório USP Mulheres para celebrar o 11º aniversário da Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Mais informações: (11) 2648-1371 / 2648-1367, e-mail: [email protected]

+ sobre o tema

Dia Internacional da Mulher Indígena

Hoje, 05 de setembro, é Dia Internacional da Mulher...

Coisa de vagabunda – Por: Clara Averbuck

Isso é coisa de vagabunda. Mulher que se dá...

Eles não estão doentes, e nós não estamos loucas

Ontem, uma menina foi estuprada por 30 homens no...

para lembrar

Abusada por treinador, nadadora tem crise nervosa após entrevista de Xuxa

Joanna Maranhão sofreu e usou o Twitter para dar...

Dilma Rousseff enfatiza luta contra violência doméstica

A presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou que é preciso “reprimir...

Na época do Brasil colonial, lei permitia que marido assassinasse a própria mulher

Jorge Amado abre o clássico Gabriela, Cravo e Canela...
spot_imgspot_img

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça; faça o download

A grana está curta para comprar livros? Temo uma excelente notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma biblioteca virtual com mais de 900 livros...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...
-+=