No AP, cerca de 500 veículos são abordados em blitz que lembra os 11 anos da Lei Maria da Penha

Ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), na esquina da Avenida FAB com a Rua General Rondon, no bairro Central. Programação segue com shows culturais à tarde.

Do G1

Blitz educativa abordou cerca de 500 veículos no Centro de Macapá (Foto: Alyne Kaiser/SEPM)

Uma ação realizada no Centro de Macapá chamou a atenção de motoristas. A blitz educativa alusiva aos 11 anos da Lei Maria da Penha abordou cerca de 500 veículos, entre carros e motos, para explicar sobre a norma. O trabalho ocorreu na manhã desta segunda-feira (7), na esquina da Avenida FAB com a Rua General Rondon.

Foi abordado o surgimento da Lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal com a introdução do parágrafo 9, do Artigo 129, possibilitando que agressores de mulheres em âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham prisão preventiva decretada. Também fizeram parte da discussão as formas de violência doméstica, proteção à mulher e punições aos agressores.

A ação foi promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) e contou com apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito do Amapá (BPTran), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

“Temos que fazer com que essas mulheres possam denunciar os maus tratos. Com essa blitz nós buscamos mostrar para homens e mulheres, as formas de violência, quem a vítima pode procurar e evidenciar que essa denúncia é de extrema importância para pôr fim ao ciclo de violência sofrida por essa mulher”, disse a titular da SEPM, Sandra Nascimento.

A programação continua a partir de 17h30, com apresentações culturais e feira de artesanato na Rua Iracema Carvão Nunes entre as avenidas São José e Cândido Mendes. Os shows ficam por conta das artistas Verônica dos Tambores, Cássia Carolina, Nara Lima, Silmara Lobato, DJ Mel, Alberto Moreno e Banda babilônia. Também ocorrerá desfile sobre valorização da mulher negra.

+ sobre o tema

O desespero nosso de cada dia

Já reparam como nós homens somos PATÉTICOS quando o...

Jovem é agredido e queimado vivo em ritual de purificação de gays em BH

Um jovem gay de 19 anos foi brutalmente torturado em...

A mãe desnecessária

A boa mãe é aquela que vai se tornando...

Homem é condenado a pagar R$ 20 mil por agressões à mulher em Brasília

Uma mulher de Brasília conseguiu, na justiça, que seu...

para lembrar

Aborto e machismo no mercado de trabalho

Nas últimas semanas, a grande mídia passou a dar...

Há sentido político na difamação de Marielle Franco

Não é novidade a quem acompanha episódios de violência...

Blacklash – O contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres – PDF

A década de 1980 deflagrou um implacável contra-ataque às...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=