Como parlamentares negros exemplificam a discriminação racial em vídeo

O 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, paulatinamente se transforma em semana e mês da consciência negra. Sem dúvidas, uma vitória do Movimento Negro contemporâneo, que tem instado pessoas afrodescendentes de frágil identidade negra a se posicionar, a referir, pelo menos, o tempo histórico em que vivem.
Enviado por Cidinha da Silva para o Portal Geledés
Particularmente, como figura pública, só narro histórias pessoais de discriminação racial se elas tiverem um potencial muito grande de mobilização coletiva e se eu for capaz de contextualizá-las no espectro amplo de funcionamento do racismo para todas as pessoas negras. Não me interessa mobilizar a compaixão fajuta de quem quer que seja.
Emblemático da superficialidade de abordagem é o vídeo de um portal de notícias http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-11-19/a-primeira-frase-racista-quem-voce-pensa-que-e-neguinho.html que entrevista oito parlamentares negros sobre como foram e ainda são alvo de preconceito e discriminação motivados por racismo.
A história contada pelo deputado Vicentinho no vídeo, sobre sua irmã, escolhida para coroar a santa na igreja, é um bom exemplo. Na hora H ela é substituída por uma colega branca no lugar de honra, ao tempo em que ela, a criança negra, excelente cantora, é escondida debaixo da mesa do altar e de lá emite sua bela voz. Isso nos comove e pode até nos fazer chorar. Mas e daí? A pergunta que não quer calar é quando deixaremos de tratar o racismo como evento doméstico que nos magoa?
O culto à individualidade, à pessoalidade da discriminação racial sofrida, reforça as chaves mobilizadoras de afetos correlatos à prática do racismo no Brasil. Os agentes que ridicularizam certas situações de discriminação, bem como as pessoas discriminadas, são os mesmos que se sensibilizam com histórias nas quais o negro não reage. Apenas aquiesce e sofre.
As figuras públicas não podem compactuar com esse modelo, precisam rompê-lo. Não penso que seja possível combater o racismo amolecendo corações que derramam uma lágrima quando ouvem a história triste da infância do deputado e logo a seguir jogam lixo na rua e riem, porque estão contribuindo para que os garis “tenham o que fazer”. O racismo é um bicho  feio. Horroroso. Letal! E assim deve ser tratado. Sem açúcar.
Dos oito entrevistados, apenas dois, Orlando Silva, PCdoB SP, e Antônio Brito, PTB BA, conseguem sair do campo do afeto e discutir, mesmo que de maneira mínima, o racismo estrutural. Mesmo sabendo que os políticos tradicionais tentem se aproximar da linguagem utilizada pelo povo, seja para impressionar, para compor, para arregimentar, para ventar junto com o vento, seja lá para o que for, e saibamos também que o nível médio de discussão racial no Brasil é rasteiro, insuficiente para os grandes passos necessários, podemos exigir mudanças.
Temos o direito de fustigar esses homens e mulheres negros na política a trocar o motor e a pisar no acelerador, para sairmos do ritmo ditado pelos afetos correlatos ao racismo na corrida da equidade racial. Nossa desvantagem é imensa. Começamos muito atrasados em relação ao tiro de largada.
Oxalá, saiamos de cima do muro discursivo e toquemos fogo na Babilônia, ou, pelo menos, tinjamos de anilina vermelha a água das fontes das praças públicas do país, a exemplo da campanha baiana Reaja. Desse modo, forçaremos os passantes a se depararem com a alegoria do sangue negro jorrado no chão do cotidiano.

+ sobre o tema

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

para lembrar

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...

LISBOA DOS ESCRAVOS

Naky Gaglo é natural do Togo e vive em...

Traumas e consequências da escravidão tomam o foco do cinema nacional

Brasileiro ‘Todos os Mortos’, que disputará o Urso de...
spot_imgspot_img

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...

Cidinha da Silva e as urgências de Cronos em “Tecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos”

Em outra oportunidade, dissemos que Cidinha da Silva é, assim como Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro, autora importante para entendermos o Brasil de hoje e...

“O Retorno” | Atlânticos em transe sob a lua de Luanda, por Cidinha da Silva. Ep.6

Minha irmã, tu não conhecerias Luanda se não tivesses passado pela corrupção institucional, te faltaria um pedaço importante de percepção desta terra de mártires...
-+=