Comunidade quilombola Rio dos Macacos recebe ações de cidadania

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) divulgou recentemente que desde a última quinta-feira (13) a comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, passou a receber “uma série de ações de cidadania”.

A ação é fruto de um cooperação entre a Sepromi e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR). Segundo informações da assessorias da Sepromi, os moradores terão acesso a documentação básica e registro civil; saúde, com vacinação de crianças e adultos e diagnóstico de saúde; educação, com o levantamento de alunos para o programa Todos pela Alfabetização (TOPA); cestas básicas mensais e atualização cadastral para participar dos programas sociais do governo, como o Bolsa Família.

“O governo federal já apresentou uma proposta para a comunidade e enquanto a negociação não é finalizada vamos levar aos moradores ações sociais. Tudo em comum acordo com a Marinha do Brasil e o Governo Federal, atuando como parte intermediária”, explicou o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.

Além da Sepromi e Seppir, participam da ação a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Fundação Cultural Palmares, as secretarias estaduais de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, e as secretarias do município de Simões Filho de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social.

“Acho que com este apoio vamos conseguir resolver principalmente questões relacionadas aos direitos humanos e benefícios para a comunidade”, analisou a líder comunitária Rosimeire Silva.

A comunidade do Quilombo Rio dos Macacos é formada por cerca de 70 famílias que vivem no terreno, cuja propriedade é reclamada pela Marinha, que entrou com processo judicial para a retomada da área.

*Com informações da assessoria da Sepromi

 

 

Fonte: Correio Nagô

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

Semana da Consciência Negra 2011-Revista Conexão Afro – Porto Alegre

Semana da Consciência Negra 2011 O Gabinete de Políticas Públicas...

Reunião para Fórum de Clubes Sociais Negros é realizada em Salto

Reuniões preparatórias para decidir sobre os clubes sociais das...

A partir de amanhã, jovens afrodescendentes se reúnem em Encontro Nacional

No marco do Ano Internacional dos Afrodescendentes, o Movimento...

Bahia e Rio de Janeiro realizam seminários sobre promoção da igualdade no contexto dos grandes eventos esportivos

Debates acontecem segunda, 03/10, em Salvador, e terça-feira, 04/10,...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=