Comunidade quilombola Rio dos Macacos recebe ações de cidadania

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) divulgou recentemente que desde a última quinta-feira (13) a comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizada no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, passou a receber “uma série de ações de cidadania”.

A ação é fruto de um cooperação entre a Sepromi e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR). Segundo informações da assessorias da Sepromi, os moradores terão acesso a documentação básica e registro civil; saúde, com vacinação de crianças e adultos e diagnóstico de saúde; educação, com o levantamento de alunos para o programa Todos pela Alfabetização (TOPA); cestas básicas mensais e atualização cadastral para participar dos programas sociais do governo, como o Bolsa Família.

“O governo federal já apresentou uma proposta para a comunidade e enquanto a negociação não é finalizada vamos levar aos moradores ações sociais. Tudo em comum acordo com a Marinha do Brasil e o Governo Federal, atuando como parte intermediária”, explicou o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio.

Além da Sepromi e Seppir, participam da ação a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Fundação Cultural Palmares, as secretarias estaduais de Educação, de Saúde, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, e as secretarias do município de Simões Filho de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social.

“Acho que com este apoio vamos conseguir resolver principalmente questões relacionadas aos direitos humanos e benefícios para a comunidade”, analisou a líder comunitária Rosimeire Silva.

A comunidade do Quilombo Rio dos Macacos é formada por cerca de 70 famílias que vivem no terreno, cuja propriedade é reclamada pela Marinha, que entrou com processo judicial para a retomada da área.

*Com informações da assessoria da Sepromi

 

 

Fonte: Correio Nagô

+ sobre o tema

Colonialismo e racismo: a invenção do selvagem no Ocidente

Da esquerda para a direita bustos de um ingles...

LISBOA DOS ESCRAVOS

Naky Gaglo é natural do Togo e vive em...

Africanos prometem dominar provas de longas distâncias no atletismo do Rio-2016

Nas provas de longa distância, etíopes e quenianos costumam...

Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

Francisco Ribeiro Eller — ou Chicão, para os íntimos,...

para lembrar

“Definir a arte africana hoje é definir a própria África”

Artistas contemporâneos do continente interpretam questões cruciais Por Ana Ferraz, do...

Teatro negro em perspectiva

Ainda em 2009, quando o ator e pesquisador Marcos...

Entrevista de Seu Jorge no dia da Consciência Negra

Seu Jorge não guarda boas lembranças da temporada que...
spot_imgspot_img

Mostra dos Racionais MCs destrincha seu legado para toda a música brasileira

Num bilhete, Pedro Paulo avisa sua mãe que vai ter de viajar para fazer um show em Minas Gerais. Em outro pedaço de papel,...

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...

Busto vandalizado de líder quilombola é reparado em cidade do Rio

O busto da líder quilombola Maria Conga, vandalizado no último dia 19, véspera do feriado da Consciência Negra, foi reparado neste sábado (30) pela...
-+=