Concurso de crônicas para estudantes homenageia os 100 anos do nascimentos da escritora Carolina Maria de Jesus

Iniciativa integra a Afroétnica Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra que deve atrair em novembro mais de três mil pessoas no Memorial da América Latina e será encerrada na entrega do 12º Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo. Através do concurso, esse megaevento mobiliza escolas públicas, particulares e técnicas em torno da escritora.

Enviado para o Portal Geledés

Imagem: Obvious Mag

Já estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Flink Sampa de Literatura, que vai premiar as melhores crônicas escritas por estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Capital e região metropolitana, inspirados no livro “Quarto de Despejo”, da escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977). A adesão ao concurso será por escola, que deverá preencher até 30 de setembro uma ficha de pré-inscrição, disponível no portal www.flinksampa.com.br.

O concurso faz parte da Afroétnica Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, promovido pela ONG Afrobrás e da Faculdade Zumbi dos Palmares. Com entrada franca, esse megaevento vai reunir em 22 e 23 de novembro debates literários com autores nacionais e estrangeiros, lançamento de livros, seminário internacional, shows, espetáculos de teatro e dança, oficinas de moda e beleza, exibição de filmes e atividades para crianças no Memorial da América Latina. O encerramento será no dia 24 na Sala São Paulo durante a cerimônia de entrega do 12º Troféu Raça Negra para convidados.

Sob o tema “Carolina Maria de Jesus – Ontem, Hoje e Sempre”, o concurso rende uma homenagem ao centenário de nascimento desta escritora, autora do clássico da literatura nacional “Quarto de Despejo”. Editada em 13 idiomas, a obra em forma de diário conta a história da autora desde que deixou Sacramento, no interior de Minas Gerais, aos 17 anos, para ir morar em São Paulo, onde trabalhou como empregada doméstica e catadora de papel, até ser descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, quando fazia uma reportagem o bairro do Canindé, em São Paulo.
A partir de diferentes perspectivas do livro, o aluno poderá escrever uma crônica. O concurso é aberto a alunos da Capital e Grande São Paulo dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Educação para Jovens e Adultos das redes públicas municipais e estaduais, escolas técnicas ligadas ao Sesi-SP e à rede particular de ensino.

Os três primeiros colocados receberão respectivamente os seguintes prêmios: uma máquina fotográfica, um tablete e um smartphone. A lista de vencedores será divulgada em 07 de novembro pelo portal, onde podem ser encontradas mais informações sobre o concurso.
Informações para a imprensa com Nora Ferreira – Lu Fernandes Comunicação e Imprensa – 11 38154-4600

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

 

+ sobre o tema

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá...

Estudantes de licenciatura podem se cadastrar para concorrer a bolsas

Os novos alunos matriculados em cursos de licenciatura presenciais em 2025 que foram...

Começa convocação de estudantes em lista de espera do Sisu

Os candidatos selecionados pela lista de espera do Sistema...

para lembrar

Vozes indígenas

PELA PRIMEIRA VEZ, IBGE FARÁ O LEVANTAMENTO DE TODAS...

Sisu receberá inscrição entre 10 e 14 de junho

DE SÃO PAULO - A segunda edição do Sisu,...

Programa oferece bolsa para candidatos negros a concurso de diplomata

Valor de R$ 25 mil deve ser gasto com...
spot_imgspot_img

Chance de faculdade para jovem de classe média-alta é mais que triplo da registrada por pobre

A probabilidade de um jovem de classe média-alta cruzar a barreira do ensino médio e ingressar em uma universidade é mais que o triplo da registrada...

Como funciona o programa Pé-de-Meia e como sacar o primeiro pagamento

Estudantes que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia, do governo...

UFRB amplia para 40% a reserva de vagas para negros(as) em concursos para docentes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dá um importante passo rumo à ampliação da  diversidade em seu quadro de servidores(as). A Procuradoria-Geral...
-+=