Conferência de Mónaco debate apoios para países africanos

 

A informação foi prestada pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, que participa no evento em representação do continente africano.

Luanda – Membros de organizações internacionais ligadas ao desporto debatetam ontem, durante a conferência sobre desporto e paz, em Mónaco (França), a possibilidade de prestarem ajuda financeira a países africanos, pós e em conflito, no que tange ao desporto para deficientes, soube a Angop.

A informação foi prestada pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, que participa no evento em representação do continente africano.

O encontro, que conta, entre outros, com a presença de responsáveis da Organização Desporto e Paz, e dos comités Olímpico Internacional (COI) e Paralímpico Internacional (IPC), aborda as estratégias para a referida ajuda.

O responsável angolano explicou que o objectivo do encontro, a terminar dia quatro de Dezembro, é criar condições para que o desporto adaptado em África se desenvolva, já que maior parte dos países carece de apoios dos respectivos governos.

A conferência teve em agenda questões inerentes ao desenvolvimento do desporto no geral, com especial atenção aos deficientes, pelo que a organização convidou o presidente do Comité Paralímpico Africano para mais esclarecimentos sobre o estado da actividade no continente.

Leonel Pinto fez uma abordagem geral sobre o estado do desporto adaptado e vai apresentar a plenária o seu plano de acção para os próximos quatros anos, no qual se destaca a criação de um centro de alto rendimento, a melhoria da comunicação entre os Estados membros e a aproximação entre os comités nacionais paralímpicos e os respectivos governos.

À margem da conferência, o responsável angolano manteve um encontro com os presidentes do COI, o belga Jacques Rogger, e do IPC, o britânico Fhilip Craven, para estudar a viabilidade do acordo de parceria entre as duas organizações internacionais resvale para o Comité Paralímpico Africano (CPA).

 

Fonte: Africa21

+ sobre o tema

Grupo Racionais MC’s anuncia lançamento de disco após 12 anos

O grupo de rap Racionais MC's anunciou nesta quarta-feira...

“Mercedes” retrata o valor da primeira bailarina negra do Theatro Municipal !

A estética negra como poética cênica do Grupo EMÚ...

para lembrar

Estudo acha indícios de diversificação humana há 100 mil anos

Um estudo divulgado nesta quinta-feira e que será...

Discurso do Nelson Mandela na Cidade do Cabo após sair da prisão

Meus amigos, camaradas e companheiros sul-africanos, saúdo todos vocês...

Gêmeos dão aula de moda no Instagram

Biah Percinoto Em um mundo tão chato, cheio de camisetas...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...
-+=