Conferência de Mónaco debate apoios para países africanos

 

A informação foi prestada pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, que participa no evento em representação do continente africano.

Luanda – Membros de organizações internacionais ligadas ao desporto debatetam ontem, durante a conferência sobre desporto e paz, em Mónaco (França), a possibilidade de prestarem ajuda financeira a países africanos, pós e em conflito, no que tange ao desporto para deficientes, soube a Angop.

A informação foi prestada pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, que participa no evento em representação do continente africano.

O encontro, que conta, entre outros, com a presença de responsáveis da Organização Desporto e Paz, e dos comités Olímpico Internacional (COI) e Paralímpico Internacional (IPC), aborda as estratégias para a referida ajuda.

O responsável angolano explicou que o objectivo do encontro, a terminar dia quatro de Dezembro, é criar condições para que o desporto adaptado em África se desenvolva, já que maior parte dos países carece de apoios dos respectivos governos.

A conferência teve em agenda questões inerentes ao desenvolvimento do desporto no geral, com especial atenção aos deficientes, pelo que a organização convidou o presidente do Comité Paralímpico Africano para mais esclarecimentos sobre o estado da actividade no continente.

Leonel Pinto fez uma abordagem geral sobre o estado do desporto adaptado e vai apresentar a plenária o seu plano de acção para os próximos quatros anos, no qual se destaca a criação de um centro de alto rendimento, a melhoria da comunicação entre os Estados membros e a aproximação entre os comités nacionais paralímpicos e os respectivos governos.

À margem da conferência, o responsável angolano manteve um encontro com os presidentes do COI, o belga Jacques Rogger, e do IPC, o britânico Fhilip Craven, para estudar a viabilidade do acordo de parceria entre as duas organizações internacionais resvale para o Comité Paralímpico Africano (CPA).

 

Fonte: Africa21

+ sobre o tema

Nelson Rodrigues e a Copa, por Urariano Mota

Por Urariano Mota   Neste ano em que o Brasil, depois...

BatucAfro presta homenagem a orixá no Itaim Paulista

Neste sábado, 10 de junho, a partir das 17h,...

Naira Lilian foi feirante e vira aposta das passarelas na SPFW: ‘venho de uma realidade diferente’

Logo em sua primeira temporada, Naira Lilian fechou exclusividade...

A atriz Lívia Graciano estréia no elenco de Priscilla, A Rainha do Deserto

Priscilla, A Rainha do Deserto Baseado no premiado filme de...

para lembrar

Lélia Gonzalez

Fato da maior importância (comumente “esquecido” pelo próprio Movimento...

Hoje na História, 23 de abril de 1897, nascia Pixinguinha

Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha (Rio de Janeiro, 23...

Hoje na História, 9 de Fevereiro de 1944, nascia Alice Walker

"Não pode ser seu amigo quem exige seu silêncio ou...

Histórico! Ouça o álbum póstumo do Sabotage

A espera terminou irmãs e irmãos. Estamos sem palavras....
spot_imgspot_img

Já conhece o Glossário do Pensamento Contracolonial Brasileiro?

É difícil escrever em primeira pessoa quando estou falando do Nonada Jornalismo, porque sempre é um trabalho coletivo, inclusive, “coletividade” é um dos nossos valores....

Viola Davis faz discurso emocionante ao ganhar honraria no Globo de Ouro

A noite deste domingo (5) ganhou mais emoção do que imaginávamos. Isso porque, durante a cerimônia do Globo de Ouro 2025, a atriz Viola...

Baile Charme de Madureira: notícia no NY Times, evento criado há 35 anos é patrimônio do Rio, centro da cultura negra e já inspirou...

Destaque no jornal The New York Times, o Baile Charme do Viaduto de Madureira reúne 5 mil pessoas a cada edição semanal e terá neste sábado (3) a...
-+=