Conferência de Mónaco debate apoios para países africanos

 

A informação foi prestada pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, que participa no evento em representação do continente africano.

Luanda – Membros de organizações internacionais ligadas ao desporto debatetam ontem, durante a conferência sobre desporto e paz, em Mónaco (França), a possibilidade de prestarem ajuda financeira a países africanos, pós e em conflito, no que tange ao desporto para deficientes, soube a Angop.

A informação foi prestada pelo presidente do Comité Paralímpico Africano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, que participa no evento em representação do continente africano.

O encontro, que conta, entre outros, com a presença de responsáveis da Organização Desporto e Paz, e dos comités Olímpico Internacional (COI) e Paralímpico Internacional (IPC), aborda as estratégias para a referida ajuda.

O responsável angolano explicou que o objectivo do encontro, a terminar dia quatro de Dezembro, é criar condições para que o desporto adaptado em África se desenvolva, já que maior parte dos países carece de apoios dos respectivos governos.

A conferência teve em agenda questões inerentes ao desenvolvimento do desporto no geral, com especial atenção aos deficientes, pelo que a organização convidou o presidente do Comité Paralímpico Africano para mais esclarecimentos sobre o estado da actividade no continente.

Leonel Pinto fez uma abordagem geral sobre o estado do desporto adaptado e vai apresentar a plenária o seu plano de acção para os próximos quatros anos, no qual se destaca a criação de um centro de alto rendimento, a melhoria da comunicação entre os Estados membros e a aproximação entre os comités nacionais paralímpicos e os respectivos governos.

À margem da conferência, o responsável angolano manteve um encontro com os presidentes do COI, o belga Jacques Rogger, e do IPC, o britânico Fhilip Craven, para estudar a viabilidade do acordo de parceria entre as duas organizações internacionais resvale para o Comité Paralímpico Africano (CPA).

 

Fonte: Africa21

+ sobre o tema

Faraos Negros

Egito foi, ao longo de sua história, alvo...

Mulher e linguagem em Carolina Maria de Jesus

A escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) vem sendo...

para lembrar

2010: Copa do Mundo, eleições e o Censo do IBGE

César Martins* Em 2010, o território e a sociedade...

Integracion Regional Sin Exclusion Afrodescendientes


    Más de 150 millones de afrodescendientes son sometidos a...

Prêmio para atividades culturais afro-brasileiras será lançado

Objetivo é reconhecer e apoiar iniciativas realizadas por comunidades...

Afro-uruguaios

Afro-uruguaios notáveis: Rubén Rada Afro-uruguaios refere-se a uruguaios de ancestralidade negra africana. Eles...
spot_imgspot_img

Descoberta de cemitério de africanos desenterra apagamentos históricos

Depois de muitos esforços de pesquisadores e organizações do movimento negro para recontar a narrativa em torno do 13 de maio, combatendo a falsa...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.