Conferência, em Alagoas, aprova por unanimidade Moção de Aplauso a Ministra Luiza Bairros

por Arísia Barros

Arísia Barros

Aproximadamente 244 delegadas, representantes dos movimentos sociais e do governo se reuniram na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Aproximadamente 244 delegadas, representantes dos movimentos sociais e do governo se reuniram na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humano, tendo a frente a Secretária Kátia Born..

Realizada dia 10 de outubro, no Auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Cultura e Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, as e os participantes debateram as políticas públicas regionais voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.

No final da Conferência foram aprovadas moções, dentre elas a moção de Apaluso a ministra Luiza Bairros, da Igualdade Racial.

“As mulheres e homens reunidos na plenária final da 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, ocorrida dia 10 de outubro, em Maceió, estado de Alagoas, considerando a brilhante iniciativa em prol da construção de uma cultura de mídia igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos de gênero, com a dimensão etnicorracial, da identidade sexual e relacionados aos aspectos geracionais, resolve:

Parabenizar a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Senhora Luiza Bairros, que a partir da mobilização do movimento negro brasileiro, impulsionou a empresa Caixa Econômica Federal a rever o conceito de branquitude aplicado ao escritor Machado de Assis, nascido não-branco, em peça publicitária veiculada em todo território nacional, descaracterizando assim, aspectos identitários da história oficial do Brasil.

Hoje (segunda-feira, 10 de outubro) a Caixa Econômica Federal começou a veicular uma peça publicitária que expressa a determinação e unidade de luta do movimento negro brasileiro quando em uma abertura emblemática o ator negro enfatiza que:”em respeito ao povo brasileiro”, apresentamos Machado de Assis, caracterizado como um homem negro!

 

 

Fonte: SEPPIR

+ sobre o tema

3 mulheres excluídas da sua aula de História do Brasil

Após a proclamação da Independência em setembro de 1822,...

Por que a autora feminista Chimamanda Ngozi Adichie está sendo chamada de transfóbica

Chimamanda Ngozi Adichie foi alvo de comentários nas redes...

Absurdo: Deputada tenta justificar por que homens agridem e matam mulheres

Ainda tem gente que acredita que a natureza é responsável pela...

10 Opiniões chocantes sobre estupro

ONU: uma em cada dez jovens foi vítima de...

para lembrar

A vitória é de todas as nossas ancestrais – Aprovada a PEC das Domésticas

Senado aprova PEC das Domésticas e amplia direitos das...

Jorge Lafond: ator e drag queen brasileiro é homenageado pelo Google

O Doodle desta quarta-feira (29) celebra o 71º aniversário de Jorge...

Marcha das Vadias tem tumulto em frente a igreja em Copacabana

Uma das manifestantes tirou camisa no pátio da igreja,...

De migrante à empreendedora, ex-executiva impactou a vida de 10 mi de mulheres

Em abril de 1970, dona Maria Laudice dos Santos...
spot_imgspot_img

Mãe Meninazinha de Oxum dará aula magna em projeto de pesquisa na Unirio

A carioca Maria do Nascimento, Mãe Meninazinha de Oxum, 87 anos, iyalorixá do Ilê Omolu Oxum, dará a aula magna segunda-feira, 31 de março,...

Salas Lilás vão atender mulheres vítimas de violência no interior

O governo federal lançou nesta terça-feira (25) uma política nacional para padronizar, criar e expandir as chamadas Salas Lilás, de atendimento e promoção dos direitos das...

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...
-+=