Congresso Mundial contra o câncer de mama acontece em Salvador

Mais de três mil mulheres podem ser detectadas com câncer de mama este ano na Bahia. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em todo Brasil, o número é ainda mais alarmante: 52 mil mulheres. Para discutir questões relacionadas à prevenção, diagnóstico e as novas tecnologias voltadas para o tratamento da doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Sociedade Mundial de Mastologia promovem até sábado (13/10), o 17º Congresso Mundial de Mastologia, no Bahia Othon Palace, Salvador.

A abertura do evento aconteceu na quarta-feira (10), e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Saúde, Jorge Solla, e da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Fátima Mendonça. “A iniciativa baiana de conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce da doença é um exemplo para todo o país”, afirmou o governador. Ele destacou que o diagnóstico precoce permite que se reduza o número de mulheres mortas e mutiladas por causa da doença.

O câncer de mama se manifesta a partir dos 40 anos e a única maneira de se prevenir é fazer a mamografia. Jorge Solla destacou que a iniciativa baiana de rastreamento itinerante do câncer de mama já beneficiou 63 municípios e tem a meta de atender um milhão de mulheres até 2014. “O programa se tornou referência para o governo federal, que lançou o programa nacional de rastreamento da doença”.

Além da detecção, o governo do Estado oferece atenção integral, incluindo todos os exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas. A realização do tratamento também é garantida em unidades de alta complexidade em oncologia, por meio de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.

Outubro Rosa
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, a cada ano, mais de um milhão de mulheres no mundo descobrem que têm câncer de mama. De acordo com o presidente do Congresso e da Sociedade Mundial de Mastologia, Ezio Novais Dias, a doença se tornou um problema de saúde pública mundial e a mamografia continua sendo a melhor maneira de detectar a doença.

O congresso está sendo realizado em outubro justamente por ser o mês internacional do combate ao câncer de mama. Na Bahia, durante esse mês, unidades móveis estruturadas com mamógrafos estão percorrendo bairros de Salvador, com o objetivo de atender seis mil mulheres de 40 a 69 anos.
Até esta quinta (11), das 8 às 16h, as unidades móveis estruturadas para a realização de mamografias atenderam mulheres na Mansão do Caminho, em Pau da Lima; na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros; e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima Stela Maris, no bairro de Stela Maris. Na semana de 15 a 19, as unidades móveis estarão nas bases comunitárias de Rio Sena, Nordeste de Amaralina e Bairro da Paz.

A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, ação mundial que tem a participação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), VSBA e governo federal.

 

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

SPM realiza a 1ª Oficina do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

"A construção coletiva por meio do estabelecimento de parecerias,...

Saúde íntima: quais são os equívocos mais cometidos durante o verão

Ginecologista aponta quais são os erros mais comuns e...

Violência e Gênero nas práticas de Saúde

O Grupo de pesquisa "Violência e gênero nas práticas...

Por que São Paulo só forma médico branco?

"Na minha sala, que tem 115 alunos, sou o...

para lembrar

50 Tons de machismo

Como se já não bastassem os altos índices de...

Projeto ‘De|generadas’ discute o feminismo no Sesc Santana

Entre os dias 5 e 28 de março, o Sesc Santana recebe...
spot_imgspot_img

Tempo para início de tratamento de câncer de mama é 3 vezes maior que o previsto em legislação

O tempo médio para o início do tratamento de câncer de mama no SUS (Sistema Único de Saúde) é quase o triplo do período previsto pela Lei...

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=