Conheça Carol Anchieta, a nova aposta do “Jornal do Almoço”

Carol Anchieta, 36 anos, é a nova aposta do Jornal do Almoço, muito em breve na telinha. Mas, se você está achando seu rosto familiar, não está enganado.

De novata, a jornalista não tem nada: ela foi apresentadora do canal a cabo Futura por dois anos.

Atuou nos bastidores do Encontro Com Fátima Bernardes.

E foi âncora do Octo por sete meses.

A mil já com as gravações para o JA, ela sai às ruas como uma missão nobre: falar sobre diversidade e cultura para todos. Ficou curioso pra conhecer melhor esta gaúcha?  Nós também!

Aqui Entre Nós — Como será o teu desafio no JA?
Carol Anchieta —
Vou dar um direcionamento bem específico para a cultura. Já fiz externas (gravações fora do estúdio) mais trabalhadas, que fogem do formato hard news (dos noticiários). Vou trazer a cultura underground (além dos modismos), de life style (estilo de vida) em Porto Alegre e Região Metropolitana. O meu foco é mostrar o cenário cultural, as questões de gênero e as raciais, de comportamento, ou seja, cultura e diversidade.

Aqui — Qual será o tom?
Carol — Será sempre com um foco positivo. Quando eu penso em diversidade e inclusão, a minha ideia é mostrar que há espaço para todos. Que as pessoas se sintam à vontade de ir a todos os lugares.

Aqui — Como vais trabalhar esta proposta em uma emissora de tevê aberta, com um público tão diversificado?
Carol —
Como sou muito espontânea, vou fazer minhas matérias em tom de convite: “Vai, é bacana! Todo mundo pode”. Porto Alegre ainda é uma cidade muito segregada. Quero mostrar que existem programas para todos, em todos os lugares. Quero aproximar as pessoas.

Aqui — Recorda um pouco a tua trajetória até chegar à RBS TV.
Carol —
Comecei na TV Unisinos, em que atuei como âncora e me trouxe a experiência do ao vivo. Depois, fiz uma participação como convidada no College na TV, na Band, com matérias minhas sobre skate e o cenário street (de rua). No Rio de Janeiro, fui editora e apresentadora do Futura e fiquei no Encontro Com Fátima Bernardes por seis meses, como editora de texto. Depois, de volta a Porto Alegre, fiz Octo.

Aqui — Qual é a tua opinião sobre a representatividade do negro no jornalismo que é feito na tevê?
Carol —
Acho fundamental pelo que inspira. É uma inspiração para que outros estudantes negros nos vejam e pensem: “Eu posso também”. E não, necessariamente, para ser jornalista. Glória Maria é uma referência, claro. E Regina Casé também, porque sempre teve na sua fala a diversidade e trabalhou com outros formatos. A Regina é uma referência, pra mim, de conteúdo. Fiquei tensa quando a conheci (risos), mas, aí, puxei um papo sobre o Futura (risos), e começamos a conversar. Eu demorei a perceber a importância da minha representatividade no vídeo. Quando morei no Rio de Janeiro (por quatro anos), me aproximei mais do feminismo negro e entendi melhor esta minha missão.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Karol Conka reflete os “Tempos Insanos” em novo clipe

Desde os protestos em apoio ao movimento Black Lives...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

para lembrar

Dona Zica Assis responde ao artigo: “Respeite nosso cabelo crespo”

Carta de Zica Assis - Beleza Natural   Oi Ana Carolina, Meu...

Descolonizar a língua e radicalizar a margem

Uma resenha sobre “Um Exu em Nova York” de...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Evento gratuito voltado à literatura afro-brasileira é realizado em Porto Alegre

12ª Festipoa Literária começa nesta segunda-feira (29) e segue...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=