Eliane Dias conta sobre o fã secreto que há anos envia livros sobre cor e raça negra para os Racionais MC’s

Enviado por / FontePor Beatriz Moura, do Vice

Livros sobre o Tupac, os Panteras Negras e o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Esses são exemplos de livros que o Mano Brown recebeu de um fã “secreto” ao longo de mais ou menos 10 ou 15 anos por correio. Agora, alguns desses exemplares vão integrar a Racionais MC’s: Exposição 3 Décadas de História, do RBMA Festival São Paulo, que começa nesta sexta (2) e vai até o dia 10 de junho, no prédio da Red Bull Station, no centro de São Paulo. A entrada é gratuita.

“Eu só vi esse fã uma vez, mas todo ano ele manda livros sobre cor e raça negra pra minha casa e a gente, eu e o Brown, acabou criando uma relação de carinho com ele”, contou Eliane Dias, empresária responsável pela produtora do grupo, a Boogie Naipe, e esposa do Mano Brown. “Ele [o fã] nunca nos procurou pra conversar nem nada, mas sempre manteve contato com a gente através desses presentes. Achei que isso tinha que fazer parte da exposição”. Além dos livros, a exposição da Red Bull vai contar com mais de 100 fotos do grupo – que são tanto de acervo pessoal dos quatro integrantes, quanto de autoria do fotógrafo Klaus Mitteldorf, que fotografa os Racionais desde 1994 e é responsável pela capa do Sobrevivendo no Inferno (1997) – vídeos, roupas, troféus, instrumentos.

“Vai ter, por exemplo, uma camisa que o Brown ganhou assinada pelo Neymar.”, contou Edi Rock em entrevista ao Noisey. “E um macacão assinado pelo Felipe Massa que eu ganhei. E também um teclado que eu usava pra produzir. São coisas íntimas nossas que fomos juntando ao longo desses 30 anos de estrada”, contou o rapper.

Desde 2012, quando começou a gerenciar a carreira do grupo, Eliane já tinha vontade de montar um acervo do Racionais. “A exposição ainda será uma pequena mostra de tudo o que eles construíram durante essas 3 décadas. Mas ainda estamos compilando muitas coisas dos quatro e, mais pra frente, com mais tempo e dinheiro, pretendo fazer com que esse acervo exista”, explicou a empresária. Eliane e a equipe da Boogie Naipe também estão trabalhando num documentário sobre o Racionais. “O filme está na fase de finalização. A gente tinha a intenção de lançá-lo no meio deste ano, só que, por falta de verba, adiamos o lançamento. A próxima previsão é pra estreá-lo nas férias de janeiro de 2018, mas nada garantido”.

Para Eliane, a exposição dos 30 anos de carreira do Racionais vai funcionar como um “respiro de inspiração” dentro da conjuntura de crise pela qual passa São Paulo e o Brasil no momento. “O Racionais surgiu em 1989, num cenário político de fim de ditadura. Desde então, eles se colocam nesta postura de dar voz à periferia. Pra conseguir manter essa ideologia e atitude por 3 décadas, os quatro tocando juntos, eles tiveram que passar por muita coisa”, explicou a produtora. “Então, hoje, com esse possível retrocesso político que a gente está enfrentando de novo, ter um grupo que nasceu no Capão Redondo com a projeção do Racionais é essencial, necessário e inspirador. A exposição vem pra marcar isso”.

Além da exposição dos 30 anos de carreira do grupo, o RBMA Festival São Paulo ainda vai promover uma roda de conversa com os integrantes do grupo no dia 5 de junho com Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay, na sede da Rede Bull Station. Os ingressos estão esgotados. Para fechar as comemorações, os Racionais ainda vão se apresentar no Audio Club, em São Paulo, no dia 6 de junho. Os ingressos estão disponíveis neste link.

Pra você ir entrando no clima, o Noisey descolou umas fotos que vão integrar a exposição do Racionais na Red Bull. Tem desde fotos do grupo pela periferia de São Paulo no começo da carreira até imagens mais recentes, do show de lançamento do Cores e Valores (2014). Veja abaixo:

Foto: Klaus Mitteldorf
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Foto: arquivo pessoal

Foto em destaque: Reprodução/ Vice

+ sobre o tema

para lembrar

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros

Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da...

Entidades e lideranças políticas lamentam a morte de Theodosina Ribeiro

Entidades e lideranças políticas lamentam a morte de Theodosina...

Nota de Pesar – Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda, diretor do SESC-SP, filósofo, sociólogo,...

Adolescente sobrevive depois de 26 dias à deriva no Pacífico

Um adolescente sobreviveu após ficar à deriva em um...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...
-+=