Conheça os nomes que deverão causar na cena musical em 2018

Entre IZA e Karol Conka, veja cinco artistas que estão falando sobre causas como machismo, racismo e homofobia nas suas letras

Da Veja

A música brasileira viu surgir em 2017 uma leva de nomes que vieram para trazer diversidade para a indústria. Esses cantores tratam em suas letras de questões como machismo, racismo e homofobia. Conheça cinco dos artistas que deverão causar no novo ano ao tratar dessas temáticas.

Karol Conka

Rapper Karol Conka (Rodrigo Marques/Dedoc)

A rapper curitibana prepara o lançamento do seu novo álbum, Ambulante, no próximo ano. O primeiro e único disco de Karol ConkaBatuk Freak, foi lançado em 2013, com temas como empoderamento negro e feminismo nas letras. A cantora afirmou em seu Twitter que o novo projeto abordará sexualidade, superação e autenticidade. Em junho deste ano, Karol, que também é apresentadora do programa Super Bonita, do GNT, lançou a música Lalá, reivindicando igualdade entre homens e mulheres no prazer sexual.

 

IZA

A cantora IZA (Reprodução/Divulgação)

Revelação de 2017, IZA divulgará o seu primeiro álbum no próximo ano. A cantora de 26 anos natural de Olaria, no Rio de Janeiro, começou fazendo sucesso no YouTube e chamou atenção por suas roupas estilosas e letras sobre feminismo. Em canções já lançadas, recita versos como “Vem dar um close, na minha pose / Que hoje eu vou zuar”, de Vim pra Ficar. Isabela Lima fala abertamente sobre o orgulho de ser negra e das longas tranças, que já viraram sua marca registrada.

 

Rico Dalasam

Rico Dalasam, rapper paulistano (Henrique Grandi/Dedoc)

Depois de fazer sucesso com o hit Todo Dia ao lado de Pabllo Vittar no Carnaval, o rapper Rico Dalasam lançou o EP Balanga Raba em julho. O paulista marca a sua entrada no ritmo pop com referências de rap e funk e continua falando de temáticas como racismo e homossexualidade. Dalasam, abreviação de ‘Disponho Armas Libertárias a Sonhos Antes Mutilados’, aposta em uma estética que questiona o padrão binário masculino x feminino, e se vale de elementos dos dois gêneros na composição do seu visual.

 

As Bahias e a Cozinha Mineira

As vocalistas do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira (Reprodução/Divulgação)

O grupo musical As Bahias e a Cozinha Mineira dará continuidade em 2018 à turnê de divulgação do seu novo álbum, Bixa, que tem como referência o disco Bicho, de Caetano Veloso. Nas letras, trazem reivindicações contra o machismo, a homofobia e a transfobia. Liderado pelas vocalistas transexuais Assucena Assucena e Raquel Virgínia, o grupo mistura batidas de pop, reggae e até bolero.

 

Triz

Triz (Reprodução/Youtube)

Com apenas de 18 anos, Triz se declara transgênero não binário, ou seja, não se identifica completamente nem como homem nem como mulher. Sua primeira música, Elevação Mental, foi lançada em julho com versos como “Não estou aqui pra representar o rap feminino não, certo? / E muito menos o masculino / Eu tô aqui pra representar o rap nacional”.

Em 2017, a revelação ainda integrou o catálogo da marca de roupas Cavalera, que propagava a diversidade. No próximo ano, deve continuar lançando novas músicas autorais.

+ sobre o tema

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a moda da mulher negra

Cabelos de Sheron Menezzes são referência fashion para a...

Beyoncé passeia com a filha em ‘canguru’

Beyoncé passeia com a filha em 'canguru'. A cantora...

Beyoncé publica vídeo dos bastidores de seu retorno aos palcos

Quase cinco meses após dar à luz a sua...

18 anos sem Mussum

Há 18 anos, mais exatamente em 29 de julho...

para lembrar

Rock in Rio 2022: Ludmilla é confirmada no Palco Sunset ao lado de Macy Gray

A cantora brasileira Ludmilla foi confirmada como atração do Rock in...

‘Muitos brancos esquecem a raiz negra do rock’, diz Will Cahoun, do Living Colour

“Devo prestar homenagem a uma das minhas artistas mais...

Dani Nega lança a música Sai Boy

Dani Nega lança a música "Sai Boy" acompanhada de...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=