“Conheci o nazismo. Não há dois lados para o ódio”, diz Schwarzenegger

Enviado por / FonteDo Uol

“Conheci o nazismo. Não há dois lados para o ódio”, diz Schwarzenegger.

O “governator” Arnold Schwarzenegger mandou um recado duro e incisivo na noite desta quinta-feira (18) para grupos americanos que pregam o ódio e a supremacia branca. “Vamos exterminar o ódio”, disse o ator.

“Conheci o nazismo. Não há dois lados para o ódio”

“Não há dois lados no fanatismo. O ódio não tem dois lados. Se você escolhe marchar com uma bandeira que simboliza a morte de milhões de pessoas, não existe dois lados. A única maneira de vencer os gritos de ódio é combatê-los com a voz mais alta da razão. E isso inclui você, presidente Trump. Você tem uma obrigação moral em dizer que não vamos apoiar o ódio e o racismo”.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o ator e 38º governador da Califórnia (entre 2003 e 2011) cutuca o presidente dos Estados Unidos, que é do mesmo partido de Arnold. Em outras ocasiões, o ator já havia se posicionado veementemente contra manifestações racistas e xenofóbicas.

Assim como milhões de americanos, Arnold Schwarzenegger é imigrante. Ele nasceu na Áustria (mesmo país onde Hitler nasceu) mas depois adquiriu também a nacionalidade americana.

“Tenho uma mensagem para os neo nazistas, para nacionalistas brancos e os neo confederados. Seus heróis fracassaram. Vocês estão apoiando uma causa perdida. Acredite em mim. Eu conheci o nazismo original porque eu vi. Eu nasci na Áustria em 1947, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Eu cresci cercado por homens quebrados, homens que chegaram em casa cheios de estilhaços, cobertos de culpa. Homens que foram induzidos ao erro por uma ideologia perdedora. Eu posso dizer: esses fantasmas que vocês idolatram passaram o resto de suas vidas vivendo em vergonha e agora estão descansando no inferno”.

O ator continuou: “Nunca é tarde demais para fazer escolhas, aprender, evoluir e entender que os seres humanos têm valor igual. Vocês são afortunados de viverem em um país que lhe dá todo o direito de dizer coisas horríveis, mas pense em como você realmente pode usar esse poder para algo bom”.

+ sobre o tema

Obama precisa se justificar perante o Congresso sobre ação militar na Líbia

A Casa Branca enviou, nesta quarta-feira, um dossiê de...

Monumentos públicos de figuras controversas da história deveriam ser retirados? SIM

Na biografia que dedica ao poeta João da Cruz...

O duplo desafio de Obama

- Fonte: O Estado de São Paulo - Conforme...

Outra vez, a novela! Agora com piadinha racista na boca de personagem negro, por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva Deuzuite (Susana Badin) enquanto ouve Alcione,...

para lembrar

PT denuncia campanha organizada contra ex-presidente Lula

Em carta convocatória para o 5º Congresso Nacional,...

Adeus a mais um sonho europeu: reflexos no Brasil

“Sonhei, que estava sonhando um sonho sonhado, Um sonho de sonho,...

Dilma diz que tucanos são “lobos em pele de cordeiro”

Em primeiro evento após deixar o governo, petista afirma...

Michelle Obama em 23 momentos de Primeira Dama

Nascida em 17 de janeiro de 1964, Michelle Obama...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

As Ações afirmativas em tempo Espiralar: (re)existência, luta, palavra e memória

“A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio, ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó ecoou obediência...

Espelho, espelho meu… Na bolinha dos olhos, há alguém mais preto do que eu? O colorismo como elemento de divisão da negritude e da...

Ao menos nos últimos dez anos, ocorre um fenômeno em meio ao universo intelectual e militante do movimento negro brasileiro, que é a retomada...
-+=