“Conheci o nazismo. Não há dois lados para o ódio”, diz Schwarzenegger

Enviado por / FonteDo Uol

“Conheci o nazismo. Não há dois lados para o ódio”, diz Schwarzenegger.

O “governator” Arnold Schwarzenegger mandou um recado duro e incisivo na noite desta quinta-feira (18) para grupos americanos que pregam o ódio e a supremacia branca. “Vamos exterminar o ódio”, disse o ator.

“Conheci o nazismo. Não há dois lados para o ódio”

“Não há dois lados no fanatismo. O ódio não tem dois lados. Se você escolhe marchar com uma bandeira que simboliza a morte de milhões de pessoas, não existe dois lados. A única maneira de vencer os gritos de ódio é combatê-los com a voz mais alta da razão. E isso inclui você, presidente Trump. Você tem uma obrigação moral em dizer que não vamos apoiar o ódio e o racismo”.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o ator e 38º governador da Califórnia (entre 2003 e 2011) cutuca o presidente dos Estados Unidos, que é do mesmo partido de Arnold. Em outras ocasiões, o ator já havia se posicionado veementemente contra manifestações racistas e xenofóbicas.

Assim como milhões de americanos, Arnold Schwarzenegger é imigrante. Ele nasceu na Áustria (mesmo país onde Hitler nasceu) mas depois adquiriu também a nacionalidade americana.

“Tenho uma mensagem para os neo nazistas, para nacionalistas brancos e os neo confederados. Seus heróis fracassaram. Vocês estão apoiando uma causa perdida. Acredite em mim. Eu conheci o nazismo original porque eu vi. Eu nasci na Áustria em 1947, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Eu cresci cercado por homens quebrados, homens que chegaram em casa cheios de estilhaços, cobertos de culpa. Homens que foram induzidos ao erro por uma ideologia perdedora. Eu posso dizer: esses fantasmas que vocês idolatram passaram o resto de suas vidas vivendo em vergonha e agora estão descansando no inferno”.

O ator continuou: “Nunca é tarde demais para fazer escolhas, aprender, evoluir e entender que os seres humanos têm valor igual. Vocês são afortunados de viverem em um país que lhe dá todo o direito de dizer coisas horríveis, mas pense em como você realmente pode usar esse poder para algo bom”.

+ sobre o tema

TSE multa PSDB em R$ 10 mil por site ‘Gente que mente’

Por:Severino Motta A Justiça Eleitoral considerou que os comentários...

Entenda 5 propostas do governo Temer que acabam com direitos trabalhistas

A possibilidade de aumento da jornada diária para até...

Financial Times: corrupção no Brasil inclui PSDB

Reportagem do jornal britânico Financial Times afirma que a...

Pesquisa CNI/Ibope: Dilma tem 40%, contra 35% de Serra

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da...

para lembrar

A garantia dos Direitos Quilombolas frente ao atual cenário político no Brasil

Tratar da questão quilombola no Brasil é refletir sobre...

Barco de imigrantes africanos chega à Itália com 25 mortos a bordo

Um barco que levava 296 migrantes africanos que haviam...

Vozes do Twitter atordoam Senado

Fonte: Zero Horas - Minutos antes de anunciar...

A favela sangra, conta seus mortos e ninguém está se importando

“Minha cara autoridade, já não sei o que fazer,...

Invisibilidade social: a cor da desigualdade

Hoje, 20 de novembro, dia em que escrevo este breve artigo, é dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Não tenho a...

‘Muita gente que dá aula de história da África, na verdade, está dando aulas de história da escravidão’

O senhor fez sua trajetória na universidade em um dos ambientes mais efervescentes do país para o debate sobre as Ciências Sociais, o IFCS/UFRJ...

Ainda tenho esperança

Gostaria de expressar meus sentimentos a todos que como eu, não desistiram de lutar.Os sentimentos que estou expressando, são sentimentos de orgulho e admiração!De...
-+=