Conheço o chão da escola

Conheço o chão da escola desde quando era chão batido. Brincávamos de escolinha em casa onde havia a carência de piso. Conheço o chão da escola quando passávamos cera e deslizava durante as aulas. Também conheço o chão raspinheiro. Conheço o chão da escola quando fui reprovado durante a alfabetização por conta de a idade não permitir avançar e neste mesmo chão vi uma coleguinha branca com idade igual avançar. Conheço o chão da escola que eu saia da sala para jogar bola de saco plástico em minha escola que hoje está desativada. Após, este chão do campo pôde recepcionar a bola dente de leite que Dainha recebeu de presente de Jane para alegrar nosso intervalo entre as 10:00 e 10:20. Chamávamos de hora da merenda. Mesmo que as vezes esta não se fizesse presente. Conheço. 

Conheço o chão da escola quando minha família não podia comprar caderno e a gente empobrecida ganhava um caderno do governo de capa verde com o hino nacional e com as folhas amareladas. Somente depois de um tempo é que conheci caderno de folhas brancas. Nestes de folha branca a gente usava querosene e óleo de cozinha para decalcar os desenhos dos livros. Este mesmo óleo a gente dividia com a farinha seca e óleo para se alimentar. Sim, conhecedores. Isso foi alimento. Ainda é em muitos lares. Ninguém fica doente de uma vez. E os chãos também mudam. De quem pisa ajudar a mudar. 

Conheço o chão da escola quando na 3ª série recebi a primeira reprovação formal e a segunda na vida escolar. Tempo em que tirar 9,5 na quarta unidade de nada serviu. Depois do chão desta escola conheci o chão do ônibus onde várias vezes vomitei por tomar pela manhã o café com farinha e no caminho com o balanço do ônibus super lotado meu organismos não suportar o trajeto até a cidade de Antônio Cardoso. O chão da escola da sede do município me foi castigante. Naquele chão eu amarguei passar três anos conservado na 5ª série. Reprovado por um chão que eu desconhecia é que não consegui decifrar pela lupa da esfinge que ainda assombra algumas escolas. Naquele tempo eu estudava pela manhã e fui reprovado. Mudei para a tarde. A tarde fui reprovado. Voltei para a manhã onde consegui ser aprovado. Foi o tempo em que conheci professoras pretas. Neste mesmo chão a professora que eu mais admirava, uma branca, numa apresentação disse que eu tinha bichos dentro do cabelo. Numa apresentação um coleguinha pegou luva para tocar em meu cabelo black e todos riram. Eu ri de vergonha. Tipo aquele riso que os olhos lacrimejam. Uma exímia professora ela era, que me reprovou até eu me cansar dela. 

Conheço o chão da escola das recuperações. Fiz várias. Quem ver minha ficha 18 e 19 vai se confundir com a menstruação naqueles papéis. Achará tanta nora vermelha que imaginara que era um presságio para eu me tornar um homem preto de esquerda. Pois a cor vermelha é a cor da esquerda. Sou um homem de esquerda. Conheço o chão da escola que eu tinha as piores notas e no vestibular fui aprovado numa sala que havia 55 estudantes. Alguns não fizeram neste mesmo período que eu fiz. Desde aí aquele chão começou a me deixar inculcado com esta coisa de nota e avaliação. Este chão me recebeu um ano após para ser colega dos professores que me odiava e não escondia. Passei a frequentar o meu calvário: o conselho de classes onde o ódio de alguns aumentou. E eu… nunca comi do ódio de ninguém. Cheguei a desafiar colegas para dizer que seu método de ensino não servia e criava mais desigualdades. Conheço chão de escolas desde a alfabetização, primeira, segunda, terceira e quarta séries juntas eu sendo professor na primeira experiência. As chamadas salas multisseriadas. Conheço também os chaos das escolas de estudantes empobrecidos e rejeitados. Conheço o chão das grandes estudantes que vi passar no vestibular e me agradecer pelo incentivo. Os chãos das que não acreditavam ser possível estudar na universidade e depois de aprovada me deixar os olhos marejados de reconhecimentos lindos. 

Conheço o chão do lado da libertação dos estudantes mais empobrecidos. Há um chão que não conheço. Prefiro não conhecer. 

Prefiro me afastar dos chãos em que o silêncio é uma regra e a mudez é uma qualidade. Não quero os chãos em que os conteúdos são maiores do que a formação integral. As duas devem andar juntas e os conteúdos devem ajudar a libertar a quem frequenta estes chãos. Assim eu penso, atuo e defendo. Os chãos em que somente um sabe não me cabe. Os chãos que me felicita são aqueles que os olhos de quem ensina e de quem aprende brilham. Nestes chãos também tem conflitos, discordâncias. Há aulas nestes chãos que a gente planeja e os estudantes não querem assistir e não gostam. Nos deixam bem tristes. Mas, a gente ganha para fazer este serviço da oferta. A gente é pago e não está ali fazendo um favor. Estamos sendo remunerados para ensinar conteúdos e sonhos. Tive muitos dias de dificuldades. Nenhum foi maior do que os dias de felicidades. Pois, neste chão também tem amor. Muito amor e responsabilidade. Era de onde eu vinha. E ainda que não viesse daquele mundo eu tinha obrigação profissional com meu quefazer. Conheço chaos de ao menos 15 escolas em 8 municípios. Conheço também os chãos das escolas de educação não formal e informal. Foram estes chãos que me ensinaram a plantar. Plantar sonhos em gentes. Estes chãos me fizeram a ter lado na vida e saber que se a educação não liberta ela aprisiona. Me fez compreender que notas as vezes não nota a quem não aferiu a nota. Pois, muitos dos que não tem nota não são notados diariamente. Eu fui um destes não notados. Tai, um debate que gosto, faço e disputo: as notas nos chãos das escolas. Por chãos onde se planta amor, carinho, solidariedade e libertação … sigamos! 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Jornalismo, imagem e poder: repertório para as representações raciais

  "Toute image du pouvoir se fonde sur un pouvoir...

A Sociedade e Nós

Se a história não reparar os séculos a fio...

Papai Noel preto, uma crônica natalina

Seo Gerson beijou a esposa e a filha pequena,...

E eu, não sou brasileira?

“Paulista, sério? Caramba, eu jurava que você era de...

para lembrar

Estudantes protestam contra exigência do Enem para Ciência sem Fronteiras

Nova regra para concorrer a bolsas de estudo no...

USP assina acordo experimental para participar do Enade

Além da prova, a universidade estadual paulista participará das...

A campanha dos professores para denunciar Paes e Cabral

Charge do Vitor Teixeira, via Facebook do site do SEPE,...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=