Conselho Trabalhista canadense refere-se ao tratamento dos funcionários demitidos pela Vale como “claramente irracional”

O Conselho de Relações Trabalhistas de Ontário, no Canadá, declarou que os oito funcionários que foram demitidos durante uma greve na mina da Vale, há dois anos, têm direito à arbitragem. O Conselho determinou que a empresa foi “claramente irracional” e violou leis trabalhistas locais quando negou esse recurso aos trabalhadores.

O presidente de United Steelworkers, Rick Betrand, disse que a decisão representa uma grande vitória para o sindicato. Ele está confiante que isso ajudará os funcionários a conseguir seus empregos de volta, e sugeriu que a Vale os recontrate mesmo com o procedimento em curso.

Já o representante da mineradora, Angie Robson, declarou em nota que o Conselho “ainda não proferiu nenhuma decisão sobre a legitimidade das demissões”. “Decisões para demitir nunca são feitas despreocupadamente por nossa empresa”, disse Robson, “e não foram nestes casos. A Vale sempre atuará de maneira apropriada para proteger seus funcionários contra atos de intimidação e violência. Ainda acreditamos na legitimidade de nossas ações”.

Um painel de três pessoas do Conselho de Relações Trabalhistas acatou o pedido de arbitragem da United Steelworkers na sexta-feira, 24/2. O objetivo do Conselho não é discutir a legitimidade das demissões, mas sim permitir que a questão seja decidida em outra esfera. Agora o sindicato solicitará o agendamento da arbitragem o quanto antes para ter uma decisão final.

A greve, que durou um ano e envolveu mais de 3.000 funcionários de produção e manutenção, terminou em julho de 2010. A Vale comprou a Inco (sediada em Toronto) em 2006 e tem 12.000 funcionários globalmente na área de metais de base.

Com informações de The Canadian Press e The Sudbury Star.

 

Fonte: Justiça Global

+ sobre o tema

Conflitos africanos são alimentados pelo Ocidente

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, acusou os...

África ganha 11 bilionários em 1 ano. Veja os mais ricos

  Segundo ranking divulgado pela revista Forbes, 10...

para lembrar

Imigrantes: Brancos britânicos deixam de ser maioria em Londres pela primeira vez

A população de imigrantes saltou para três milhões em...

Principais candidatos à presidência do Quênia votam e pedem eleição pacífica

Os dois principais candidatos à Presidência do Quênia,...

Panafricanismo galvaniza desenvolvimento de África

O vice-governador do Moxico para a esfera económica,...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=