Convênio entre FCP e TRE-CE beneficia mais de 3 mil quilombolas

Por Ascom/FCP

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará divulgou a lista de comunidades quilombolas beneficiadas pelo convênio firmado com a Fundação Cultural Palmares, em março desse ano. Com a parceria foram instaladas 16 seções eleitorais especiais distribuídas em 9 municípios, contemplando aproximadamente 3.488 eleitores de comunidades quilombolas do estado.

A medida foi a primeira ação da Fundação Palmares com o TRE-CE e tem por objetivo promover o desenvolvimento das condições indispensáveis para o exercício do direito de voto dos residentes em comunidades remanescentes de quilombos.

As comunidades do estado atendidas são: Serra do Evaristo, Sítio Veiga, Córrego de Urbaranas, Consciência Negra, Queimadas, Água Preta, Conceição dos Caetanos, Serra das Chagas, Renascer Lagoa dos Crioulos, Coité, Sítio Trombetas, Alto Alegre, Base, Brutos, Encantados de Bom Jardim, Lagoa das Pedras, Torres, Timbaúbe, Goiabeira, Lagoa do Ramos, Melancias, Sítio Arruda, Três Irmãos, Bom Sucesso, Minador, Croata, Fidelis, Furada, Gavião, São Jerônimo e Souza.

Para a segunda fase do trabalho, previsto para as Eleições 2014, devem ser atendidos os municípios de Aracati, Tauá, Crateús, Tamboril, Ocara, Araripe, Croatá, Novo Oriente, Quiterianópolis e Porteiras.

Eleições 2012 – Nesse ano, serão escolhidos pelas eleições municipais, os representantes para Prefeituras e Câmara de Vereadores. Segundo o calendário eleitoral, o primeiro turno acontece no dia 7 de outubro, e em cidades que possa haver segundo turno, em 28 de outubro.

É obrigatória a apresentação do título de eleitor e de um documento oficial de identificação com fotografia. São válidos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais.

Fonte: Fundação Cultural Palmares

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Jovens realizam Marcha Contra a Violência e o Extermínio em São Pedro

Dezenas de jovens participaram na tarde desse domingo...

Dinâmica demográfica da população negra é tema do Comunicado nº 91 do Ipea

Estudo foi apresentado ontem (12), pelo secretário-executivo da...

Crianças Chefes de Familias

Mais de 130 mil brasileiros com menos de 14...
spot_imgspot_img

Quilombolas de Marambaia lutam por melhorias nos serviços públicos

Mesmo após a titulação, a comunidade quilombola da Ilha da Marambaia, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, visitada pelo presidente Luiz Inácio Lula da...

Morre o escritor Nêgo Bispo, referência da luta quilombola

A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas, Conaq, confirmou a morte, neste domingo, 03, do escritor e ativista Antônio Bispo dos Santos, conhecido...

Quilombolas vão à COP28 cobrar justiça climática

Comunidades tradicionais do Brasil estão presentes na COP28, conferência do clima da ONU que começou na quinta-feira (30), em Dubai, nos Emirados Árabes. Apesar disso,...
-+=