Movimentos protestam pela permanência da comunidade quilombola

José Francisco Neto

da Redação

Cerca de 200 pessoas ligadas a movimentos sociais realizam um ato público nesta quarta-feira (01) no Quilombo Rio dos Macacos, na Bahia. O protesto é um apoio aos moradores da comunidade que resistem à ordem de reintegração de posse reivindicada, na justiça, pela Marinha do Brasil.

Balas encontradas recentemente no quilombo, em meio à tensão com a Marinha. Foto: Eládio Machado/Folhapress

A área tornou-se palco de uma disputa judicial e territorial a partir da década de 60, com a doação “formal” das terras pela Prefeitura de Salvador à Marinha do Brasil. Atualmente, o território é alvo de uma ação reivindicatória proposta pela Procuradoria da União, na Bahia, que pediu a desocupação do local para atender as “necessidades futuras da Marinha” que pretende ampliar as instalações da base, onde residem 450 famílias de militares.

Na terça-feira (31), integrantes do quilombo Rio dos Macacos e representantes do governo fizeram uma reunião sobre a posse da terra, mas não chegaram a um consenso. Outro encontro foi marcado para daqui a duas semanas e, até lá, o governo garantiu que não haverá ações de reintegração de posse. A Advocacia Geral da União (AGU) se comprometeu em fazer uma nova petição para suspender a ação.

Além disso, na reunião, o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes, informou aos quilombolas que dará ciência a eles do teor do relatório produzido pelo órgão na Bahia.

O Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) que reconhece a região como quilombo já foi concluído pelo Incra. Porém, segundo o integrante do núcleo de negros e negras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Samyr Uhuru, o relatório não foi enviado para o Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Estado, medida que daria valor legal ao estudo.

Para Uhuru, a qualquer momento o exército da Marinha pode invadir o território e tirar as pessoas de lá. “A marinha passa o tempo todo com o carro cheio de militares, passa encarando a gente, nos filmando”, relata o ativista que participa do ato.

Uhuru conta que houve realmente um acordo entre os quilombolas e o governo na terça-feira, mas ressalta que a liminar de despejo prevista para hoje (01) está preocupando as pessoas. “Essa é a tensão que está aqui. Na teoria é uma coisa. Eles sempre agem por cima da lei. Essa é a preocupação da comunidade.”

Os manifestantes seguiram até o portão da base naval da Marinha e defenderam que “o povo quilombola tem direito à sua terra”. De acordo com nota dos movimentos, as manifestações continuarão durante esta semana.

O Quilombo Rio dos Macacos, localizado no bairro de São Tomé de Paripe, no limite da cidade de Simões Filho e Salvador, é formado por 70 famílias que vivem tradicionalmente no local há mais de 150 anos.

Somos Quilombo Rio dos Macacos

Mano Brown durante o lançamento de seu vídeo-clipe inspirado em Marighella.

mano-brown internaFoto : Danilo Dara / Movimento Mães de Maio

Na terça-feira (31), integrantes do grupo de rap Racionais MC´S, durante o lançamento do seu vídeo clipe “Mil faces de um homem leal” música em homenagem ao revolucionário baiano Carlos Marighella, aderiram à campanha “Somos Quilombo Rio dos Macacos” que se intensifica nas redes sociais.

Além do conjunto, outros artistas populares, como Helião do grupo de rap RZO, e o Poeta Sérgio Vaz do sarau da Cooperifa, também seguraram os cartazes da campanha e reafirmaram o apoio à comunidade e a todo movimento negro e popular da Bahia.

Fonte: Brasil de Fato

+ sobre o tema

Em SP, risco de morte de negros por covid-19 é 62% maior em relação aos brancos

Dados do boletim epidemiológico da Prefeitura de São Paulo...

Acervo religioso apreendido há 130 anos é transferido para museu no Rio

O Museu da República, no Rio, recebeu nesta segunda-feira...

Orgulho e resistência: Quilombolas do Ceará lutam por titularidade de terras

De sorriso largo, roupas coloridas e cabeça adornada por...

para lembrar

spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=