Copa na África: Na prorrogação, Gana acaba com badalação dos EUA e mantém vivo ‘sonho africano’

Foi com sofrimento, mas a África segue com esperanças na primeira Copa do Mundo realizada em seu solo. Única representante do continente ainda na disputa, Gana sofreu durante todo o segundo tempo e ficou no empate por 1 a 1 com os Estados Unidos. No entanto, durante a primeira prorrogação deste Mundial, brilhou a estrela do atacante Gyan, que marcou seu terceiro gol na competição e garantiu a vitória por 2 a 1.

 

Com esse resultado, os ganenses irão enfrentar nas quartas de final o Uruguai, que neste sábado também derrotou a Coreia do Sul por 2 a 1. A partida será realizada na próxima sexta-feira, às 15h30, em Johanesburgo.

 

A partida contra os uruguaios, por sinal, representará mais uma façanha desta seleção de Gana. Na sua segunda participação em Mundiais, os ganenses igualaram as equipes de Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002, com a melhor campanha realizada em Copas do Mundo por um time africano.

 

O resultado conquistado por Gana neste sábado pode ser considerado surpreendente, já que os Estados Unidos, além de empatarem com a Inglaterra, terminaram em primeiro lugar no grupo C.

 

Além disso, os norte-americanos ainda foram vítimas de um erro da arbitragem no jogo contra a Eslovênia e conseguiram a classificação apenas depois de marcar um gol aos 46min do segundo tempo contra a Argélia.

 

Essa espécie de enredo de filme hollywoodiano dos Estados Unidos fez a equipe ganhar simpatizantes de respeito, como Barack Obama, o cantor Mick Jagger, o jogador de basquete Kobe Bryant e o ex-presidente Bill Clinton, este último figura fácil nos estádios em que os norte-americanos disputaram seus jogos neste Mundial.

 

A epopeia dos norte-americanos, no entanto, começou a terminar logo aos 5min, quando Kevin-Prince Boateng foi mais rápido que a defesa adversária e abriu o placar para os ganenses. O jogador, que ficou marcado como o responsável pela ausência do astro alemão Michael Ballack desta Copa do Mundo, marcou seu primeiro gol neste Mundial.

 

Os norte-americanos, perdidos em campo, facilitavam o caminho para o sucesso dos ganenses, que dominaram o primeiro tempo sem problemas. Os Estados Unidos, no entanto, voltaram a contar com o decisivo Donovan, herói da classificação na primeira fase, e que, neste sábado, teve sangue frio para converter um pênalti sofrido por Dempsey e igualar o placar.

 

Muito cansados, os ganenses se seguraram como foi possível até o fim do jogo. Neste período, a defesa da seleção africana assistiu a um show particular negativo de Altidore, que desperdiçou inúmeras chances para dar a vitória aos Estados Unidos e que, no fim das contas, fizeram muita falta, já que na sua única boa jogada na prorrogação, Gana garantiu a sua classificação.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Brasil irá inaugurar fábrica de remédio para tratamento da Aids na África

Será inaugurada no continente africano - na próxima semana,...

Depois de massacre, empresa ameaça mineiros sul-africanos com demissões

A empresa mineradora Lonmim pressionou neste domingo os...

Experiência do Brasil contra fome pode ajudar a África

Tecnologia brasileira e know-how em programas sociais podem...

“Papáveis” africanos disputam para suceder Bento XVI

Bento XVI apresentará sua renúncia oficial ao Pontificado...

para lembrar

Djavan se apresenta em países africanos de língua portuguesa

Parece até inacreditável, mas até agora o cantor...

“Afropessimismo” deve ser revisto após a Copa

Quando se fala em África, logo se pensa em...

Propaganda para o Festival de Cacao em Gana – Versão Completa

Essa música foi feita para o festival do...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=