Corpo-imagem dos terreiros discute a experiência ritual e a produção de fotografias

Evento será na sede da Ação Educativa no dia 28, das 15h00 às 17h00, e propõe um diálogo entre pesquisadores de diversas áreas, representantes das comunidades, curadores e fotógrafos.


O evento ocorre no auditório da AÇÃO EDUCATIVA, em São Paulo, no dia 28/10/2010, quinta-feira, às 15h e propõe um diálogo entre pesquisadores de diversas áreas, representantes das comunidades, curadores e fotógrafos. Os debates iniciam as atividades relativas ao Dia da Consciência Negra.

Projeto contemplado pela seleção pública de debates presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009/2010, CORPO-IMAGEM DOS TERREIROS discute a produção de imagens fotográficas no contexto dos rituais religiosos afro-brasileiros, para criar um repertório crítico e visual sobre esse patrimônio de origem africana.

O projeto, desdobramento do Representação imagética das africanidades no Brasil, realizado em 2007, faz parte das atividades relativas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Os debates acontecem por meio de mesas-redondas que tratam da formação dos terreiros, do cotidiano, da influência dessa cultura na formação da identidade nacional e na manutenção da diversidade étnica. Evidencia o papel das imagens fotográficas no registro e difusão da experiência ritual, o que contribui para a compreensão do universo cultural e sagrado.

Na edição de São Paulo, participam:

* Reginaldo Prandi, professor-titular de Sociologia da Universidade de São Paulo (O terreiro e as imagens contraditórias);
* Rina Nemenz, mãe-pequena da Tenda de Umbanda do Caboclo Imaraji (Representação, subjetividade e experiência ritual);
* Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado (Um obi para a cabeça do mundo: arte e religiosidade na Pinacoteca do Estado do São Paulo);
* Jorge Pupo, fotógrafo cubano radicado em São Paulo (Vodu-Santería: relações entre corpo e espiritualidade);
* Fernando Fogliano, artista do SCIArts e professor do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac (Linguagem e experiência: da concretude à abstração, um relato sobre as imagens do Díptico no espaço ritual, da fotógrafa Denise Camargo.

A concepção do projeto e curadoria são da fotógrafa Denise Camargo, com assistência de curadoria do fotógrafo Paulo Rossi e produção-executiva de Fabiane Beneti, da Empresa Livre.

A programação completa de todos os debates que, além de São Paulo, são realizados em Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, de outubro a novembro, está disponível no site do projeto www.oju.net.br/corpoimagem. As mesas-redondas são transmitidas ao vivo via internet pelo site do projeto e no Portal www.culturaepensamento.net.br.


Sobre o Cultura e Pensamento

Cultura e Pensamento é um programa nacional de estímulo à reflexão e à crítica cultural, que seleciona e apoia projetos de debates presenciais e publicações. Coordenado pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, seu objetivo é dar suporte a iniciativas que proponham questões e alternativas para as dinâmicas culturais do País. Os editais Cultura e Pensamento têm patrocínio da Petrobras, com realização da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX e da Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa. O conteúdo dos debates e das publicações produzidos por meio do Programa encontra-se disponível no portal www.culturaepensamento.net.br.

Serviço:
O que é: Debate Corpo-imagem dos terreiros
Data: 28/10/2010
Horário: 15h00 às 17h00
Local: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque
Site do projeto: www.oju.net.br/corpoimagem
HAVERÁ CERTIFICADO AOS PARTICIPANTES PRESENCIAIS E ON-LINE

Informações para imprensa:
Denise Camargo – Tel: (61) 3536-7173/9133-4711
e-mail: [email protected]

Fabiane Beneti – Tel: (71) 3247-2255/8824-0070
e-mail: [email protected]

 

 

Fonte: Ação Educativa

+ sobre o tema

O risco de ficar apenas na autoestima

Um tema muito repisado nos últimos tempos na luta...

As dores do pós colonialismo

- Folha de S.Paulo 11 de Agosto de 2006...

Audiência em quilombo da Bahia dimensiona violência

Salvador, 14 de agosto de 2009   COBERTURA   ...

para lembrar

Caxias premia vencedores do X Concurso de Poesias

  A Secretaria de Cultura e Turismo e a Academia...

Jogos Quilombolas

Comunidades de Salvaterra manifestam sua expressão com a realização...
spot_imgspot_img

Racismo, e não classe social, é principal fator de desigualdade para brasileiros

O Brasil é racista. As pessoas pretas são as que mais sofrem racismo. A polícia trata de forma diferente negros e brancos. Essas três...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=