Corpos Narrados, Corpos Narradores com Companhia dos 3 pontos

Enviado por / FonteDo A Casa Tombada

Um encontro destinado às mulheres, a oficina propõe uma vivência em torno de jogos e atividades no limiar do teatro e da dança com vistas a desenvolver a expressão corporal. A um só tempo papel e caneta, nossos corpos são inscritos pelas mais diversas histórias ao passo que também são delas escritores. Histórias escritas ora a uma só mão, ora a múltiplas.

Narrativas inscritas ora em um único livro, ora em uma série. Que histórias são essas? Por meio da expressão do corpo em movimento, pretendemos decodificá-las e compartilhá-las.

Companhia dos 3 pontos

Criada em 2016 por Barbara Martins, Bianca Dorini e Gabriela Maia, a Companhia dos 3 pontos se dedica à pesquisa do corpo em movimento, interseccionando técnicas do teatro e elementos da dança. Entre 2013 e 2014, o trio ministrou aulas de expressão corporal no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) do Instituto de Artes da UNESP. Na presente parceria com A Casa Tombada, Barbara e Gabriela propõem oficinas de expressão corporal para adultas, encontros permeados pela atual pesquisa da companhia a cerca do tema aprisionamento dos corpos femininos.

Barbara Martins é atriz, bailarina e professora de teatro e dança, formada em Licenciatura em Arte-Teatro pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e em ballet clássico pela Academia Cristina Moreno. Desde 2011, vem desenvolvendo pesquisa acadêmica e artística sobre a teatralidade e as danças populares tradicionais brasileiras. Integra o grupo de estudos de cavalo marinho Boi da Garoa, o Grupo Terreiro de Investigações Cênicas e a Companhia dos 3 pontos.

Gabriela Maia é atriz e arte-educadora, formada em Licenciatura em Arte-Teatro pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), e Diretora, Arteterapeuta e Educadora Somática em formação pelas instituições SP Escola de Teatro, Instituto Sedes Sapientiae e Body Mind Movement Brasil. Atualmente, tem trabalhado como arte-educadora no Coletivo Círculo de Giz e como diretora na Companhia dos 3 pontos.

Quando: dia 29/10 domingo das 14 às 17h
Investimento: R$50,00

Vagas: 15

 

+ sobre o tema

Cinema africano ganha duas mostras em São Paulo

Festivais no Reserva Cultural e no Cinesesc exibem mais...

Zahara é a bola da vez na música da África do Sul

Por: Ana Ribeiro No estilo vozeirão e violão, cantora...

5 mulheres que transformaram o samba – para conhecer e reverenciar

Por muito tempo, as mulheres não tiveram vez no...

para lembrar

Alunos da USP criam podcast de “cantação” de histórias para crianças negras

No final do mês de maio estreou o podcast Calunguinha,...

Presidente manda investigar massacre na Nigéria

O presidente interino da Nigéria, Goodluck Jonathan, ordenou hoje...

Museu de NY vai retirar estátua de Teddy Roosevelt por simbologia racista

O Museu de História Natural de Nova York anunciou...
spot_imgspot_img

Templo Espírita Ogum Megê passa a ser considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro

O Templo Espírita Ogum Megê, em Vaz Lobo, na Zona Norte, agora é considerado Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa...

LeBron e Bronny James se tornam primeira dupla pai e filho a dividir quadra na NBA

LeBron James e seu filho, Bronny, fizeram história na NBA neste domingo (6) quando jogaram juntos durante a partida de pré-temporada do Los Angeles Lakers contra...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...
-+=