Corpos Narrados, Corpos Narradores com Companhia dos 3 pontos

Enviado por / FonteDo A Casa Tombada

Um encontro destinado às mulheres, a oficina propõe uma vivência em torno de jogos e atividades no limiar do teatro e da dança com vistas a desenvolver a expressão corporal. A um só tempo papel e caneta, nossos corpos são inscritos pelas mais diversas histórias ao passo que também são delas escritores. Histórias escritas ora a uma só mão, ora a múltiplas.

Narrativas inscritas ora em um único livro, ora em uma série. Que histórias são essas? Por meio da expressão do corpo em movimento, pretendemos decodificá-las e compartilhá-las.

Companhia dos 3 pontos

Criada em 2016 por Barbara Martins, Bianca Dorini e Gabriela Maia, a Companhia dos 3 pontos se dedica à pesquisa do corpo em movimento, interseccionando técnicas do teatro e elementos da dança. Entre 2013 e 2014, o trio ministrou aulas de expressão corporal no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) do Instituto de Artes da UNESP. Na presente parceria com A Casa Tombada, Barbara e Gabriela propõem oficinas de expressão corporal para adultas, encontros permeados pela atual pesquisa da companhia a cerca do tema aprisionamento dos corpos femininos.

Barbara Martins é atriz, bailarina e professora de teatro e dança, formada em Licenciatura em Arte-Teatro pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e em ballet clássico pela Academia Cristina Moreno. Desde 2011, vem desenvolvendo pesquisa acadêmica e artística sobre a teatralidade e as danças populares tradicionais brasileiras. Integra o grupo de estudos de cavalo marinho Boi da Garoa, o Grupo Terreiro de Investigações Cênicas e a Companhia dos 3 pontos.

Gabriela Maia é atriz e arte-educadora, formada em Licenciatura em Arte-Teatro pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), e Diretora, Arteterapeuta e Educadora Somática em formação pelas instituições SP Escola de Teatro, Instituto Sedes Sapientiae e Body Mind Movement Brasil. Atualmente, tem trabalhado como arte-educadora no Coletivo Círculo de Giz e como diretora na Companhia dos 3 pontos.

Quando: dia 29/10 domingo das 14 às 17h
Investimento: R$50,00

Vagas: 15

 

+ sobre o tema

Sambista Leci Brandão ganha homenagem por seus 70 anos

A sambista Leci Brandão, cantora e compositora de alguns...

Roger Cipó retorna para os salões de arte, na SP-Arte 2021

O fotógrafo Roger Cipó, de 30 anos, retorna aos...

Stevie Wonder e Meryl Streep ganham medalha da Liberdade nos EUA

O presidente Barack Obama concedeu nesta segunda-feira (10) a...

Camila Pitanga encerra contrato com a Globo após 25 anos e assina com a HBO Max

A atriz Camila Pitanga anunciou a sua saída oficial...

para lembrar

Ayodele Balé apresenta NiNhO

NiNhO é uma composição dançada para as telas desenvolvida...

Michael Jackson adia primeiros shows de temporada em Londres

Representantes de Michael Jackson anunciaram nesta quarta-feira (20) que...

Spike Lee prepara filme sobre Michael Jackson

Los Angeles (EUA.), 22 abr (EFE).- O ator Samuel...

Jay-Z recria Friends com negros e dá tapa na cara de séries embranquecidas

Há uma semana, o rapper Jay-Z lançou o provocativo...
spot_imgspot_img

Manifest: recriando a memória da Europa sobre o tráfico de pessoas escravizadas

Pessoas escravizadas. Pessoas. Antes de serem comercializadas e transportadas do continente africano pelo oceano Atlântico para as Américas e para a Europa, tendo Portugal,...

Pioneiro, Nelson Triunfo enfrentou ditadura para dançar break na rua

Pioneiro do break no Brasil, o artista Nelson Triunfo conta que foi preso muitas vezes por dançar na rua. “Eu ia preso direto. Tinha um delegado...

Núcleo Ajeum estreia espetáculo de dança “PADÊ” com temporada no Sesc 24 de Maio

Núcleo Ajeum celebra a existência de corpos pretos a partir daquilo que os faz desejar a vida De 28 a 30 de julho de 2023, sexta-feira e...
-+=