Cotas Raciais Por que sim?

Por que cotas raciais?

Para entender a adoção de cotas raciais, é importante relembrar como o conceito de raça foi construído e utilizado ao longo do tempo.

Dessa maneira, será mais fácil entender por que é necessária uma política específica para parte da população que foi, e ainda é, tratada de forma desigual e negativa. Vamos relembrar parte dessa história?

Desde o início do século XX, cientistas tentavam explicar por que algumas raças eram dominadas enquanto outras dominavam, buscando, com isso, estabelecer uma hierarquia inter-racial.

Um dos grandes problemas com essa “classificação” era ter, como referência, valores europeus da época. Se algum país tivesse hábitos alimentares, crenças religiosas e saberes diferentes dos europeus, seria considerado atrasado. Dessa forma, idéias e teorias foram formadas promovendo as “maravilhas” dos avançados europeus às custas da desvalorização de muitas culturas, Por que cotas raciais? entre elas as africanas. Assim, surgiram “préconceitos”: idéias negativas sobre pessoas ou grupos de pessoas pelo simples fato de elas possuírem uma determinada característica como a cor da pele, por exemplo. Em suma: o preconceito tal qual é entendido hoje.

No Brasil, a partir da década de 1910, acreditando que a inferioridade dos(as) negros(as) estava “cientificamente” comprovada e que não produziam cultura alguma, um dos grandes desafios para as “mentes brilhantes” era como construir uma nação avançada tendo essa enorme população negra. Uma das soluções apresentadas foi a de “embranquecer” a população brasileira e, assim, “melhorá-la”. Não coincidentemente, foram adotadas pelo governo políticas que estimularam a vinda de imigrantes da Europa para o Brasil.

Acreditava-se que, com o passar dos anos, a população negra desapareceria, e o Brasil seria,  enfim, uma nação desenvolvida e branca – o país do futuro, como dizemos até hoje. A verdade é que, enquanto não for reconhecido o esforço de cada grupo étnico que compõe nossa população – o quanto cada um deles contribuiu e contribui para a formação dessa vasta extensão de terra chamada Brasil -, seremos sempre o país do amanhã. Enquanto não houver
uma igualdade de oportunidade para todos os grupos étnicos, a concretização do Brasil como nação verdadeiramente democrática estará cada vez mais distante.

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Comissão do Senado aprova cotas para negros em concursos

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do...

Ações afirmativas deixarão Defensoria Pública mais democrática

Por Rafael Custódio, Sheila de Carvalho, Silvio Luiz de Almeida e Daniel Teixeira Nesta quinta-feira (23/10),...

Cotas e políticas públicas

Políticas de ação afirmativas, dentre elas as cotas, têm...

Número de professores negros em universidades públicas gera debate

Campanha institucional da UFJF questiona a quantidade de docentes...
spot_imgspot_img

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A constante negação da verdade me leva a essa conclusão. Enquanto parte dos indivíduos prefere alterar...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é a principal razão pela qual ações voltadas à promoção da equidade racial devem ser respeitadas, defendidas e...

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...
-+=