CPS debate diversidade e racismo no mês da consciência negra

Enviado por / FonteDo Portal do Governo

A eleição de Kamala Harris, primeira mulher negra eleita vice-presidente dos Estados Unidos e outras histórias de mulheres inspiradoras estão na programação do Segundo Fórum Profissional Feminina, promovido pelo Centro Paula Souza (CPS).

O evento acontece nesta segunda-feira (16) e faz parte das ações previstas para o Dia da Consciência Negra (20). Os painéis são transmitidos pelo canal da Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec) no YouTube.

A diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) de Pirituba Eliane Leite; a co-fundadora da consultoria Uzoma Diversidade, Educação e Cultura, Elizabeth Scheibmayr; a chefe de gabinete da Reitoria da Faculdade Zumbi dos Palmares, Enisete Malaquias; e a assessora da secretaria municipal de Educação de São Paulo, Marineusa Medeiros debatem como empresas e líderes podem combater o racismo apostando na diversidade.

O objetivo do fórum é reunir lideranças engajadas com o propósito de promover a equidade de gênero no ambiente corporativo. Eliane Leite apresenta uma perspectiva histórica de ações afirmativas, como a política de cotas para ingresso em universidades e também no Ensino Médio e Técnico. “O acesso dos negros à educação permitiu que eles passem a ocupar espaços onde antes não estavam representados”, afirma.

Nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), a presença de estudantes afrodescendentes é de 32,39%, segundo perfil socioeconômico dos aprovados no segundo semestre de 2020. Esse percentual cresceu cerca de 40% desde 2008 (23,03%). O CPS adota o Sistema de Pontuação Acrescida nos processos seletivos das Etecs e Fatecs que concede 3% de bônus aos estudantes que se autodeclaram afrodescendentes.

A política de diversidade da companhia americana Delta Airlines para contratação de funcionários e o Movimento Vidas Negras Importam também estão entre os cases analisados durante o fórum.

Machado de Assis

Em Campinas, o tema racial motivou várias ações na Etec Bento Quirino. Professores convidados da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Santo Amaro (Unisa) participam de lives sobre racismo, Machado de Assis e história do abolicionismo entre hoje (16) e quarta-feira (18).

No início de novembro, os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e do Técnico Modular assistiram a vídeos, leram artigos e fizeram atividades para refletir sobre discriminação e preconceito racial no Brasil.

Já a Etec de Esportes, localizada na zona norte da Capital, promoveu o webinar Consciência Negra no dia 14. O evento foi conduzido pelos palestrantes Bruno dos Santos, José Roberto Júnior, Mildred Sotero e Thiago Costa, que abordaram temas como educação antirracista em escolas públicas e privadas e representatividade negra em áreas como turismo e medicina.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Na libertadores, quem mais entrou em campo foi o racismo

Até aqui o torneio sul-americano tem proporcionado um show...

Por que ainda há dificuldade de ver o racismo como produtor de sofrimento?

Por que há tantas dificuldades na relação entre a...

Movimentos sociais fazem protesto em biblioteca após caso de racismo em SP

Dois movimentos sociais ocuparam nesta quarta-feira (3), de forma...

Ufal abre processo administrativo contra aluno por ‘ameaças físicas, racismo e misoginia’

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informou nesta quinta-feira...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=