A crítica de Marcien Towa às doutrinas de identidade africana

O presente trabalho propõe tematizar a crítica que o filósofo Marcien Towa realizou sobre a questão da identidade africana. Sobre tal questão, o autor parte de duas concepções que consistiram primordiais no desenvolvimento da filosofia africana contemporânea: a alma negra de Blyden e a negritude de Senghor. A crítica a tais concepções tem como objetivo evidenciar que a tentativa de encontrar uma essência para a população africana invariavelmente não atenta para a diversidade de identidades no continente africano. Com isso, uma das implicações é a exigência para refletir sobre a fronteira entre natureza e cultura que propicia a construção da filosofia africana enquanto capaz de realizar um diálogo com outras formas de pensamento.

Palavras-chave: Alma negra, identidade africana, Marcien Towa, negritude.

Marcien Towa (Ilustração: Romulo Arruda)

no Textos Diaspóricos

Este trabalho pretende tematizar a crítica realizada pelo filósofo Marcien Towa sobre a questão da identidade africana. A crítica encontra-se em grande parte na obra Identité et Transcendence (2011) na qual o filósofo expõe uma reflexão acerca da crise da identidade. Tal reflexão pode ser sintetizada no fato de que a filosofia da identidade, em sua hegemonia ocidental, está envolta em inúmeras ideologias que se constituem no próprio sintoma de uma profunda crise de identidade. E a partir da percepção da crise decorre um sistema de opressão que tem como finalidade retirar os direitos de outros povos, inclusive porque “O Ocidente é, assim, proclamado o absoluto do mundo diante do qual todos os outros povos não têm direitos” (TOWA, 2011, p. 338).

E a partir da compreensão da diversidade de identidades, Towa questiona a propósito da identidade africana, em como ela é construída pelos diversos povos dentro e fora do continente africano. Para isso, primeiro, duas concepções são fundamentais para essa discussão: a alma negra de Blyden e a negritude de Senghor, além do que essas duas concepções condicionam uma análise de como as diversidades das identidades humanas consistiriam numa fronteira entre natureza e cultura.

Acesse o texto completo

+ sobre o tema

Vitória: Mumia Abu-Jamal, do panteras negras, não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras...

Paris: ‘Um Fogo Negro num País de Brancos’

O primeiro negro numa aldeia belga nos anos 90 Paris:...

Hoje na História, 15 de maio de 1994, acontecia o Genocídio em Ruanda

por: Lucyanne Mano O genocídio em Ruanda deixou 800 mil mortos...

ONU Novos canais de financiamento tornam África crítica de “lições

Por Lusa O secretário executivo da Comissão Económica da ONU para...

para lembrar

Apoiar entrada de jovens negros na universidade é pensar sobre qual futuro queremos

Em um cenário de crise aguda, a educação continua...

Kelly se tornou professora na pandemia e luta por inclusão na sala de aula

Kelly Aparecida de Souza Lima, de 46 anos, tornou-se...

Joel Rufino fala da literatura nas escolas

Joel Rufino dos Santos é um dos nossos mais...

Matrículas das universidades federais caem pela primeira vez desde 1990

George Monteiro, de 20 anos, já tinha encaminhada sua...
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=