Cultura negra e educação quilombola

Fonte: Írohín Jornal Online

Sob o título geral de “As Experiências nas Comunidades Remanescentes de Quilombos no Sul do Brasil”, o I Ciclo de Palestras sobre a Cultura Negra na América Latina teve continuidade com um segundo encontro no auditório da Faculdade de Educação da UFPel.

Nesta sexta (15), a professora Georgina Helena Nunes Lima (dir.) foi apresentada por André Luís Pereira, mestrando em Sociologia na UFRGS (abaixo). Ela trouxe o tema: “Educação Quilombola numa Perspectiva mais Ampla a fim de se Chegar a uma Pedagogia Quilombola”. Georgina formou-se na área da Educação Física e Educação Psicomotora, fez mestrado e doutorado em Educação na UFRGS e hoje trabalha na UFPel.

A palestra começou com um audiovisual de 15 minutos, chamado “A África está em nós”. Uma montagem de cerca de 400 fotografias e edição de Socorro Araújo, com trechos musicais muito expressivos da alma africana, mostrou a vida em comunidades remanescentes de quilombos no Paraná. Bastaria ter visto esse conjunto de imagens, ritmos e melodias para compreender parte da vivência dos descendentes de africanos no Brasil. Consegui uma cópia do arquivo, e estou à espera da autorização para colocá-lo aqui no blogue.

A seguir, Georgina fez uma apresentação de uma hora sobre a experiência educacional nas comunidades quilombolas. Sua linguagem é mais poética do que concreta, mais filosófica do que histórica. Seu enfoque, que parece derivar da pedagogia de Paulo Freire, é de profundo amor e respeito pelos conteúdos e pelas formas de transmissão cultural nas comunidades remanescentes de quilombos. Contabilizam-se 3524 no Brasil, das quais somente 144 estão com título reconhecido.

O Ministério da Educação tem um documento de trabalho nesta área, que orienta os educadores que pretendem trabalhar com o elemento racial, em todo o Brasil, e não somente com índigenas ou afrodescendentes, pois uma ideia básica é que o sangue e as relações humanas estão envolvidos com todas as raças, de modo indistinguível. O livro tem o título: Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais (Brasília, 2006), editado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do MEC.

Depois da exposição, ainda houve 40 minutos de perguntas e debate entre a mesa e os assistentes, surgindo polêmicas sobre o tratamento das questões étnicas na cultura negra, fora do tema específico trazido pela palestrante, que era sobre a educação nas comunidades derivadas de quilombos. Mas a calma e sabedoria da professora, coerente com seu marco de referência, “fez” ou “permitiu” que os polemistas chegassem a um acordo básico.

Matéria original: Cultura negra e educação quilombola

+ sobre o tema

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

Raça e Cor – Eu visto esta camisa! Raça, cor e etnia no SUS

O Projeto Identidade trata da questão de direitos humanos,...

para lembrar

Fejunes compõe grupo que busca conter extermínio de jovens negros

Por: Lívia Francez     Visando a impedir que avance ainda mais...

MPT-RS lança campanha pela igualdade da mulher negra no mercado de trabalho

Porto Alegre (RS), 16/06/2010 - O Ministério Público do...

Bancos liberam linhas de crédito de R$ 1 bi para financiamentos em AL e PE

Os bancos oficiais do governo federal (Caixa Econômica Federal,...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=