Curadora da Flip pede demissão: ‘É preciso de uma mulher negra para reinventá-la’

A editora Fernanda Diamant não é mais curadora da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. Em nota enviada em primeira mão ao GLOBO, Fernanda informou “sua decisão de deixar a curadoria da Flip” e que a festa precisa de “uma curadora negra para reinventá-la nesse mundo pós-pandemia”. “Ao longo de 18 anos, a curadoria da Flip jamais foi ocupada por uma pessoa negra. Passou da hora disso mudar”, escreveu. “Por essa razão, decidi pedir demissão e declarar meu desejo de ceder esse espaço de privilégio de forma pública.”

Fernanda afirmou ainda que planejava que pelo menos metade dos convidados da Flip deste ano fossem autoras e autores negros. Lembrou, inclusive, que “dos cinco autores mais vendidos em Paraty em 2019, quatro são autores negros e um indígena — Grada Kilomba, Ayobami Adebayo, Kalaf Epalanga, Gael Faye e Ailton Krenak”. “Eu já tinha a maior parte dos convites confirmados quando veio a Covid-19. Desde o princípio defendi que não se poderia definir prematuramente uma nova data para o evento. À minha revelia, a Flip foi postergada para novembro”, diz a nota. Em março, a Flip, que estava marcada para ocorrer entre 29 de julho a 2 de agosto, foi adiada para o mês de novembro, mas sem data definida.

Procurada pelo GLOBO, a Flip agradeceu “o brilhante trabalho curatorial de Fernanda Diamant” e afirmou que “a direção artística, em diálogo com o conselho da Flip anunciará a nova curadoria em breve”.

‘Repensar o próprio evento’

Segundo Fernanda, a pandemia de Covid-19 acelerou a necessidade de repensar a festa literária. “A pandemia se agravou, a condução genocida que o governo federal fez da crise sanitária deixou tudo muito sombrio. Cada vez mais me parecia que a celebração desenhada previamente pertencia a uma outra época e tinha perdido sentido. Não havia nada a ser comemorado. Ainda não há. Era preciso repensar a curadoria e até mesmo o próprio evento — virtual ou não — à luz dos acontecimentos”, diz a nota.

Curadora em 2018 e 2019

Fernanda ingressou na Flip em 2018 e assinou a curadoria da última edição da festa literária, que homenageou o escritor Euclides da Cunha. No final do ano passado, foi anunciado que a homenageada deste ano seria a poeta americana Elizabeth Bishop, que viveu duas décadas no Brasil. A escolha causou surpresa e a Flip foi duramente criticada por escritores e intelectuais incomodados por algumas declarações de Bishop favoráveis ao golpe militar de 1964.

Em cartas enviadas a amigos americanos, como o poeta Robert Lowell e a crítica literária Anne Stevenson, Bishop defendeu o golpe que derrubou o presidente João Goulart. A Stevenson, ela afirmou “Nunca na minha vida, antes de vir para cá, sonhei por um minuto que algum dia eu gostaria de ver um exército tomar o poder”. A Lowell, ela chamou o golpe de uma “revolução rápida e bonita” e defendeu a suspensão das liberdades democráticas: “tinha que ser feito, por mais sinistro que pareça”.

Defesa da escolha de Bishop

Na nota, Fernanda defendeu a escolha de Bishop: “A ousadia de decidir pela primeira vez por uma estrangeira me pareceu um bom desafio: num momento de fechamento de fronteiras e acirramento de nacionalismos, me parecia ser oportuno olharmos para fora como modo de olharmos também para dentro”. Segundo a agora ex-curadora da Flip, “o fato da poeta ser homossexual também pesou”. “Lembrando que o preconceito com a população LGBTQI+ vem num crescente no Brasil. Dentro de minha curadoria, pretendia ressaltar sua biografia multifacetada, trágica e queer.”

Fernanda termina a nota afirmando que a direção da Flip reagiu positivamente a sua sugestão de nomear uma curadora negra. “Sou sinceramente grata a Flip por tudo que pude aprender e criar nesse trabalho, que é acima de tudo coletivo.”

O anúncio da saída de Fernanda ocorre em meio a um ciclo de homenagens on-line a Bishop realizado pela Flip em parceria com o Sesc São Paulo. Na segunda-feira (10), houve um bate-papo entre o poeta Paulo Henriques Britto, tradutor de Bishop no Brasil, e o poeta americano Lloyd Schwartz, amigo e editor da autora homenageada. Na terça (11), a poeta Alice Sant’Anna, que edita Bishop na Companhia das Letras, conversou com a escritora Marilene Felinto, que, nos anos 1990, escreveu uma série de reportagens sobre a vida da poeta americana no Brasil. O ciclo de homenagens se estende até o dia 21, sempre às 18h30. Nos próximos dias, participam dos bate-papos o escritor Humberto Werneck, o artista plástico José Alberto Nemer, a dramaturga Marta Goes, a atriz Regina Braga e outros. Para assistir aos debates, é preciso se inscrever no site sescsp.org/cpf .

Repercussão

Djamila Ribeiro, filósofa e escritora

“Fernanda Diamant entendeu, de forma muito profunda, que lugar de fala é também uma postura ética. É entender, do seu lugar social, a importância da reivindicação histórica de outros grupos. É extremamente importante reinventar a maior festa literária do país em um momento em que autores negros estão na lista de mais vendidos e quebrar o silenciamento histórico.”

+ sobre o tema

Giovana Xavier: “Resistir é visibilizar o que fazemos todos os dias”

Convidada do Mulher com a Palavra, professora da UFRJ...

Carta de apoio a candidatura de uma reitora negra

Resolvi escrever este texto hoje, sábado, dia 11 de...

Às feiticeiras, minha reverência

Em sua nova coluna, a filósofa e ativista reflete...

Mulheres Negras contra o racismo, a violência policial e a redução da maioridade penal

O mês de abril trouxe a reafirmação cotidiana da...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Entrevista: escritor Edimilson de Almeida fala sobre a Flip e os cânones literários

Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora é...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=