Curadora dá visibilidade a diretoras negras brasileiras

Kênia Freitas defende representatividade de gênero e raça no cinema

Por Mayhara Nogueira, do Bar de Batom

O cinema nacional é masculino e branco, de acordo com dados do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa(GEEMA), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Entre os anos de 1970 e 2016, os filmes com grande público (acima de 500.000 espectadores) foram predominantemente dirigidos por homens (98%). No que se refere ao gênero, chama atenção o baixíssimo índice de mulheres na direção dessas produções, apenas 2%. Além disso, nenhuma delas é negra. Mas não quer dizer que não existam cineastas mulheres negras no Brasil. Por anos, a curadora Kênia Freitas vem estudando esse fenômeno e dando visibilidade a nomes da velha e nova guarda.

Kênia é jornalista capixaba, Mestre em Multimeios pela Unicamp, doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pós-doutoranda do programa de Mestrado da Universidade Católica de Brasília. Ela possui pesquisas em andamento no campo do documentário, das novas tecnologias e do movimento afrofuturista, e está integrada ao Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Também se dedica à curadoria de mostras de cinema ao estudo de raça e gênero: A Magia da Mulher Negra (2017/Sesc Belenzinho/SP) e Diretoras Negras no Cinema Brasileiro, realizada recentemente em Brasília, mas que volta a entrar em cartaz em dezembro, no Rio de Janeiro.

Há alguns anos me dedico à pesquisa e à crítica de cinema, e essa percepção de que o espaço das mulheres negras era pequeno em todos os âmbitos do cinema (dirigindo/escrevendo os filmes, atuando ou na pesquisa e/ou crítica) sempre foi tangível. Para mim, como para muitos cinéfilos, a descoberta da existência e do cinema da pioneira Adélia Sampaio foi um ponto de ruptura“, explica.

Segundo Kênia, Adélia foi a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem, o filme Amor Maldito (1984). Ela começou a sua carreira na década de 1960 e, desde então, trabalhou em diversas áreas do cinema: foi produtora, produtora executiva, continuísta, até chegar ao posto de diretora, trabalhando na equipe de mais de 70 filmes. Nas décadas de 1970 e 1980, dirigiu os curta-metragens Denúncia VaziaAgora um Deus Dança em MimAdulto Não Brinca Na Poeira das Ruas.

Além de Adélia, a curadora revela que existem diversos nomes para serem descobertos pelo grande público. Para se ter uma ideia, a mostra de Diretoras Negras no Cinema Brasileiro vai apresentar 23 diretoras e 45 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens. “O cinema negro feminino vem sendo feito, embora não chegue aos cinemas e você não veja esses filmes circulando“.

Formação em cinema

A curadora explica que o cinema é branco e masculino ainda por conta da educação. “Esse público sempre teve mais facilidade do acesso à educação e formação técnica, além de, muitas vezes, ter condições de financiar os seus próprios filmes“, explica.

No entanto, programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), entre outros incentivos, vêm alavancando cineastas negras no audiovisual, trazendo filmes que abordam questões sob um novo olhar. “Como todo cinema é político, podemos dizer que esses filmes são políticos (implícita ou explicitamente); muitos com temáticas que abordam questões raciais e/ou de gênero, diversidade sexual ou responsáveis por propor a perspectiva de uma mulher negra.

Diretoras de destaque:

Quem não conseguiu conferir a Mostra das Diretoras Negras no Cinema Brasileiro em Brasília terá uma segunda chance. O evento acontece na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 17 de dezembro. Algumas cineastas se destacam e despontam no cenário nacional devido ao pioneirismo ou grande volume de produções. Entre elas estão:

Danddara

Premiada no Brasil e EUA, se expressa através do cinema, música, literatura e arte florestal. Iniciou a carreira em 1985; no cinema em 1990. Em 2000 dirigiu Gurufim na Mangueira (ficção, 26 min, 35mm), obra que insere a mulher negra como sujeito da narrativa cinematográfica. Revelada pela HBO/USA como primeira mulher negra cineasta do Brasil.

Juliana Vicente

Produtora, diretora e fundadora da Preta Portê Filmes. Juliana Vicente estudou Cinema na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e na EICTV (Cuba). Dirigiu o curta-metragem Cores e Botas (Festival Iberoamericano de Huelva  2011 e Festival de Havana – 2010) e o documentário média-metragem Leva (Festival de Havana – 2011 e premiado no New York Film Festivals), entre outros filmes. Atualmente desenvolve o projeto de longa-metragem Lili e as Libélulas, do roteirista e diretor René Guerra.

Sabrina Fidalgo

Sabrina Fidalgo é uma premiada diretora, roteirista, produtora e artista visual nascida na cidade do Rio de Janeiro. Escreveu, dirigiu, atuou e produziu os curtas Sonar 2006 – Special Report (2006), Das Gesetz des Stärkeren (A Lei do Mais Forte, 2007), Black Berlim (2009), Cinema Mudo (2012), Personal Vivator (2014) e Rainha (2016). Também dirigiu o documentário musical de média-metragem Rio Encantado (2014) e uma série de videoclipes.

Viviane Ferreira

Cineasta, presidente da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), diretora de criação da Odun Produções e mestranda do programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNB, onde estuda Políticas do Audiovisual. Com um olhar cinematográfico referenciado no cinema de Zózimo Bulbul e Glauber Rocha, assina a direção de diversos documentários: Dê sua ideia, debata (2008), Festa da Mãe Negra (2009) e Marcha Noturna e Peregrinação (2014). Na ficção, dirigiu o curta experimental Mumbi 7 Cenas pós Burkina (2010) e O Dia de Jerusa (2014).

+ sobre o tema

O poder do amor próprio

Minha história se inicia no dia 30/01/1993, em uma...

Rita Bosaho é a primeira mulher negra eleita deputada em Espanha

O resultado das recentes eleições é histórico também porque...

Mulheres pretas acadêmicas

Seguindo os últimos textos, onde destaquei algumas mulheres que...

A Mulata Globeleza: Um Manifesto

A Mulata Globeleza não é um evento cultural natural,...

para lembrar

Eleições 2018: e nós com isso?

Quem somos nós? Somos lésbicas e o povo LGBT...

Onde estavam as mulheres negras na ditadura militar?

Vou começar falando da dificuldade em escrever sobre mulheres...

Thais Ferreira: A mente brilhante das oportunidades a quem não tem

Jovem carioca planta sementes para que população mais vulnerável...

Grupo usa mitologia dos orixás para criar coreografias e oficinas de dança

Balé das Yabás debate o feminismo e o transforma...
spot_imgspot_img

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...

Quando  Orí Protagoniza Uma Sessão de Animação

Um dos destaques da programação da sexta edição do Lanterna Mágica, festival de cinema de animação que acontece entre os dias 19 e 24...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=