quinta-feira, dezembro 8, 2022
InícioQuestões de GêneroMulher Negra‘Mercedes’ irá homenagear primeira bailarina negra do Teatro Municipal

‘Mercedes’ irá homenagear primeira bailarina negra do Teatro Municipal

Mercedes é uma grande referência internacional da dança afro-brasileira. ‘Mercedes’ irá homenagear primeira bailarina negra do Teatro Municipal

Mercedes Baptista (1921- 2014) foi a primeira mulher negra a compor o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Pioneira da dança moderna brasileira e principal responsável pela disseminação das alas coreografas do carnaval carioca.

no Globo

Para celebrar a vida e obra de um dos maiores ícones da cultura negra no Brasil, o espetáculo do Grupo Emú fará sete apresentações no Festival X-Tudo SESI Cultural – Edição Cultura Negra, de 14 a 28 de julho, nas cidades do Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé e Petrópolis.

Mercedes é o primeiro projeto de construção cênica e pesquisa em Teatro Negro do Grupo Emú. A estreia do espetáculo em 2016 levou mais de 3000 mil pessoas a Arena do Espaço Sesc, em Copacabana. A peça já participou de importantes festivais e mostras brasileiras, como a Mostra Benjamin de Oliveira, em Belo Horizonte (MG), e a mostra Olonadé, da Cia dos Comuns, no Rio de Janeiro.

Mercedes é resultado de uma linguagem de pesquisa afro e de uma dramaturgia que mescla o real e o ficcional. Assinado pelo Grupo Emú, o espetáculo marca a apresentação de um grupo formado por artistas interessados em investigar e aprofundar uma ótica negra no cenário artístico contemporâneo. A personagem protagonista é vivida por Iléa Ferraz, Sol Miranda e Shirlene Paixão.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench