Cursos livres de Percussão e Dança Preparativos para o Carnaval 2018.

Apresentação

Enviado para o Portal Geledés

Iniciando os preparativos para o nosso desfile de 2018, estaremos promovendo a partir 12 de junho o processo de formação do nosso elenco de coros percussivos e coreográficos.

Como principal característica trazemos a proposta de percussão e dança com a influência dos ritmos urbanos baianos, paulistanos, cariocas e na musicalidade e corporalidade do candomblé Ketu.

Serão encontros semanais de 3 horas de duração, as segundas feiras entre os meses de junho de 2017 a fevereiro de 2018, quando realizaremos nossa saída e celebração no dia 05 do mesmo.

Importante salientar que o curso se deve a preparação do elenco de desfile obedecendo como critério a afro afirmação, motivo de existência do bloco, desta forma, destina-se aos atuais integrantes, bem como a novos integrantes que do mesmo modo que os coros percussivo, vocal e coreográficos já existentes devem se dizer afrodescendentes e se afirmarem como tal.

Sempre frisaremos que não nos move a cisão, mas sim a necessidade de ajuntamentos e representatividades negras nas mais diversas áreas de nossa sociedade e como exemplo desta necessidade, o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã é composto majoritariamente de negros e negras em seu elenco, cabendo a esta condição de afirmação a participação neste processo.

Percussão – Ritmos Abordados e Dança Integrados

Trazendo ritmos oriundos do candomblé ketu e em diversas variações do
Samba a saber:

– Ijexá;

– Hamunha;

– Vassi;

– Agabi;

– Alujá;

– Daró;

– Aguere;

– Variações do Samba em Partido Alto, “Rasgado” ou “de Enredo”, Samba Reggae, Samba de Roda, Samba Afro.

O desenvolvimento destes ritmos se dará não na forma tradicional, mas obedecendo critérios de criação de arranjos voltados para o repertório a ser composto para o Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã.

Destacamos também o uso de instrumentos característicos dos grupos percussivos como baterias de Escolas de Samba e Blocos Afro, Surdos, Caixas, Malacachetas, Repeniques e Repiques Mór, Timbaos, Ganzás, Xequerês, Tamborins, Agogôs, Cuícas, entre outros, de forma a realizarmos adaptações dos ritmos originais para os timbres e técnicas de cada um destes instrumentos de acordo com os arranjos criados com base no repertório a ser desenvolvido pelo Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã.

Mestres de bateria deste curso: Fernando Alabê e Fefê Camilo.

Dança

Abordagem baseada nos códigos presentes nos ritmos abordados e suas variações de acordo com o repertório pertinente a cada orixá dentro dos mesmos ritmos, bem como revisitada de forma contemporânea e voltada, principalmente, para o acontecimento em cortejo no dia de nossa saída em fevereiro de 2018.

Mestres de Dança neste curso: Dan Rodrigo e Debora Marçal.

Investimento

Taxa de matrícula: R$ 30,00

R$60,00/mês com vencimento no dia 30 de cada mês, sendo cobrada a partir de 30 de julho de 2017 até 30 janeiro de 2018.

Sendo as três primeiras semanas do processo gratuitas (12,19 e 26 de junho de 2017).

Torna-se importante evidenciar que 50% deste valor destina-se a confecção do traje de desfile de cada integrante para o próximo carnaval e os 60% restantes destinam-se a remunerar mestres, bem como parte da manutenção do bloco e do espaço sede também custeio de peles de instrumentos, bem como instrumentos a serem substituídos e acessórios.

Local: Aparelha Luzia, Rua Apa 78, Campos Elíseos, São Paulo/SP

Informações:

– In box na página Ilu Inã do Facebook.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...