Curta sobre a vida de universitários africanos em Floripa na UFSC

EU-SOU-DE-LA2

No dia 27 de maio, terça-feira ás 19h, aconteceu a estreia do documentário de curta-metragem “Eu Sou de Lá”, que aborda a presença da comunidade de estudantes africanos na UFSC.  O curta será exibido no FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, e o  festival acontecerá no Centro de Cultura e Eventos, com entrada gratuita.

Eu Sou de Lá   

 A mudança para um novo bairro faz uma jornalista perceber a existência de uma comunidade de universitários africanos vivendo perto de sua casa. Curiosa para saber quem são seus novos vizinhos, ela vai ao encontro deles para ouvir suas histórias, conhecer suas origens, seus sonhos e desafios no sul do Brasil, na cidade de Florianópolis.

Nesses encontros, conhece jovens de países como Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Além de entrevistá-los, ela deixa uma câmera com eles para que registrem seu cotidiano e suas impressões sobre o Brasil. O resultado é um dinâmico diálogo de ideias e imagens que revelam diversos aspectos da vida desses estudantes, dentro e fora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jeff estuda filosofia, mas também é um talentoso instrumentista. Por meio da música, ele reflete sobre as semelhanças entre Cabo Verde e Brasil. Para Jeff, a morna cabo-verdiana e o choro brasileiro são ritmos irmãos, extremamente compatíveis.

Se na música as semelhanças com o continente africano são muitas, nas relações pessoais há relatos de estranhamentos e preconceitos. Fristtram e Ermelinda, da Guiné Bissau, tiveram que sair da casa que dividiam com brasileiros, pois eles não gostavam das receitas africanas preparadas por eles e seus conterrâneos, e reclamavam do barulho. O jovem casal ainda tem que lidar com a saudade do filho que ficou na África para que eles pudessem estudar no Brasil.

Enquanto trança os cabelos, forte tradição das mulheres africanas, Mirene, estudante de jornalismo, revela o sonho de ser uma famosa apresentadora de TV, na Guiné-Bissau.

Esses são alguns dos personagens de “Eu Sou de Lá“, documentário de curta-metragem de estreia da jornalista Sansara Buriti. O projeto foi contemplado pelo VII Prêmio Armando Carreirão, edital de estímulo à produção audiovisual catarinense do Funcine (Fundo Municipal de Cinema).

É a primeira vez que a comunidade de estudantes africanos em Florianópolis é tema de um documentário. Gravado entre 2012 e 2013, o filme faz parte da seleção oficial da 18ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), e estreia na Mostra Catarinense.

Estudando no Brasil

Atualmente, cerca de dois mil universitários da África vivem no Brasil. Eles foram selecionados pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), programa de cooperação do governo brasileiro com países em desenvolvimento.

A maioria vem dos países africanos de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

No FAM

Eu Sou de Lá ( 25 min.)

Estreiou: 27 de maio, às 19h

Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Entrada gratuita

Sobre a diretora

Sansara Buriti é formada em Comunicação Social, desde 2005 trabalha como jornalista para televisão, rádio e jornal, em Santa Catarina. Como correspondente internacional, produz reportagens para a rádio alemã DW – Português para África.

Equipe

Sansara Buriti – direção, roteiro e produção executiva

Alan Langdon – roteiro, câmera, edição e finalização

Guilherme Ledoux – direção musical

Tatiana Lee – produção

Masta Free e Congo Brasil Funk – trilha sonora original

Fonte: Sinter

+ sobre o tema

Carta para quem deseja assumir o Cabelo Natural

Finalmente você cansou dos alisamentos químicos e do calor...

Identidade negra é tema do livro de poemas Gramática da Ira, de Nelson Maca

Escritor lança publicação na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no...

Cala boca, Danny Glover

Danny Glover, 66, astro de "Máquina Mortífera" e "Ensaio...

Harriet Tubman

Harriet Tubman nasceu Araminta "Minty" Ross e seus pais,...

para lembrar

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

Ele voltou para nossa alegria!

Vídeo "Para nossa Alegria" que fez sucesso na internet...

As qualidades de Michael Jordan continuam intactas aos 48 anos

Michael Jordan é um nome incontornável em qualquer história...
spot_imgspot_img

Festival literário propõe amor e diversidade como antídotos ao extremismo

O Festival Literário Internacional de Paracatu - Fliparacatu - vai colocar no centro do debate o amor, a literatura e a diversidade como pilares...

Exposição e seminário em São Paulo celebram legado de Nelson Mandela

No dia 18 de julho é celebrado o Dia Internacional Nelson Mandela, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento à contribuição...

Ex-seguranças da Chic Show, amigas se emocionam em festival: ‘Chorei muito’

A Chic Show, festa/baile black símbolo da resistência cultural negra paulistana, celebra 50 anos em grande estilo com um festival no Alianz Parque neste...
-+=