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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

    Agência Brasil/EBC

    Mulheres pretas

    Ativistas comemoram a discriminalizão do aborto (crédito: Ronaldo Schemidt/AFP)

    Argentina, lei sobre o aborto e lições para o Brasil e a América Latina

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

      Quilombos podem ajudar a mudar o racismo estrutural?

      Arquivo Pessoal

      Governo do Rio sanciona Lei Ágatha, que prioriza investigação de crimes contra crianças e adolescentes

      ilustrações Amanda Favali (@favali_)

      Se os privilegiados estão cansados, imagine os negros

      Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/Redes Sociais DHBF

      Oito corpos são encontrados em Belford Roxo, Baixada Fluminense

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      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

      Pixabay

      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

        Divulgação

        Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

        Regé-Jean Page (Foto: Reprodução/Instagram)

        Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

        Netflix

        Lupin: Série francesa da Netflix quebra recorde na plataforma

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              Da negritude: reflexo e reflexão

              15/07/2020
              em Artigos e Reflexões, Guest Post
              Tempo de leitura: 5 min.

              Fonte: Por Lelê Teles, enviado para o Portal Geledés
              (Foto: Reprodução/ Twitter)

              (Foto: Reprodução/ Twitter)

              “cada criatura humana traz duas almas consigo; uma que olha de dentro pra fora, outra que olha de fora pra dentro.” (machado de assis, o espelho.)

              a nossa saudável, necessária, imperativa e urgente luta por espaços de poder e de representatividade, não deve se resumir, apenas, a ter a nossa imagem refletida no espelho da branca de neve.

              é preciso quebrar esse espelho.

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              27/07/2020

              um orixá, refletido na imagem de um santo branco, é uma capitulação e não uma troca; mesmo porque, o cristo deles e todos os anjos continuam alvos e aloirados.

              uma troca de mão única é entrega, é rendição; não é kula, não é escambo.

              é ok que estejamos ocupando, cada vez mais, os espaços midiáticos da branquitude?

              sem dúvida.

              e não há dúvida de que é legal que a maju esteja à frente do jornal global, sabemos o que isso significa e o quanto isso nos dignifica, mas…

              ainda assim o que fica é a linha editorial abjeta que nos danifica: classista, racista, criminalizadora da pobreza e exaltadora da futilidade.

              eu não vou passar a ver o diário eletrônico porque a maju tá lá.

              este jornal hoje é o mesmo de ontem.

              ocupar a banca antes só ocupada por brancas é uma vitória? sim, é, mas é também uma armadilha.

              é preciso ir além e construir o nosso próprio espaço de representação.

              o cinema negro está a gritar isso, quem tiver ouvidos para ouvir que ouça.

              entenda, cara gente negra, não basta vestir a filha de princesa elsa, é necessário vesti-la de rainha nzinga.

              o branco não pode ser o parâmetro, o modelo, o paradigma das nossas conquistas, das nossas vontades, de nossos desejos.

              eles construíram um mundo com uma ética e uma estética que não é a nossa.

              nós, pardos e pretos (e indígenas) temos que estar atentos a nossos valores, a nossa ética e ao nosso ethos.

              se aquele jovem negro, que estava sem máscara em uma aglomeração de brancos num boteco chique no ridjanêro, não estivesse capturado pela ética do grupo no qual ele luta por se inserir, jamais ele se negaria a ser um cidadão.

              “cidadão, não, engenheiro”.

              preso ao universo perverso da branquitude tóxica, ele se achou um deles e se viu como uma superpessoa, tratando o fiscal como uma não-pessoa, dando uma carteirada na cara do cara.

              ora, caminhante de encruzilhadas, se o jactante engenheiro emanasse ubuntu, saberia que ele é porque os outros são, então, ele se veria diluído numa coletividade fraterna e sorora.

              mas ele caiu na armadilha individualista do capitalismo branco e burguês, se viu exclusivo e excludente.

              como se a sua imagem se refletisse no espelho das brancas de neve da boemia carioca zona sul.

              como uma criatura estranha, não tinha o quilombismo arraigado em suas entranhas.

              falei, outrora, sobre as pessoas, as não-pessoas e as superpessoas.

              percebe a armadilha conceitual?

              no entanto, se baixasse a pm naquele recinto, sendo ele o único retinto, só ele seria espancado, e enfiariam a carteira de engenheiro dele no rabo e nenhum cachaceiro branco iria defendê-lo.

              lembra do decotelli? “isso é problema dele”, desdenhou o general heleno.

              no espelho do branco, o negro é um vampiro, sua imagem simplesmente não aparece.

              o que quero dizer com isso, deve estar se perguntando o impaciente leitor.

              calma lá que uma reflexão não é como uma flexão de pescoço, não sai assim num passe de mágica.

              e você tá em quarentena, não vai a lugar algum, fica na tua e espera um pouco mais.

              o que quero dizer é o seguinte, meu bom rapaz: não posso olhar para um mundo construído pela invasão, pelo estupro, pela escravização de seres humanos, pelo etnocídio, pelo ecocídio, pelo silenciamento e pela pilhagem e me ver nele como se tivesse diante de um espelho.

              esse modelo de sociedade não foi construído pra mim, ele foi edificado contra mim.

              é necessário destruí-lo para que um outro modelo se imponha.

              integrar-me é entregar-me.

              “ora direis, ouvir estrelas?”

              sim.

              agora ouça essa: a negritude, essa abstração conceitual que nos une, está agora a ser colocada em xeque novamente, para nos dividir.

              outro dia ouvi o brown falar pro dráuzio numa laive que estava em dúvida sobre essa parada: se ele é negro ou se é pardo; porra, se é pardo é negro.

              entenda.

              na américa hispânica negro é cor, porque não existe a palavra preto como designação de cor, preto em espanhol é negro.

              portanto, os pretos são chamados de negros.

              mas, ainda assim, existem as outras gradações pigmentares usadas como falsos etnômios; diz-se chamizos, pardos, cambujos, morenos, criollos, zambos, barcinos, castizos, morochos, zambaigos, cholos etc.

              essas subcategorias nada mais são que divisões.

              nos dividir nessas subcategorias é enfraquecer-nos como uma coletividade, como um grupo.

              aqui no brasil já nos definiram como mulatos, cafuzos, mamelucos… lembra dessa?

              e assim, presos a essa trampa, achamo-nos diferentes entre nós, mas eles nos veem como iguais, porque a discriminação que sofremos é a mesma.

              o pm espanca preto, pardo e índio com a mesma força e o mesmo pedaço de pau.

              mata com a mesma bala.

              o joelho que nos sufoca a garganta não vai ficando mais leve à medida que vamos ficando “mais claros”.

              olha aqui um resumão pro enem: no brasil, todo preto é negro, mas nem todo negro é preto, porque negro, aqui, não é cor, é uma categoria social que engloba todos os não-brancos, os que chamo de deficientes cívicos, porque nos cobram deveres enquanto nos sonegam direitos.

              cidadão, não, deficiente cívico.

              cidadão é todo aquele sujeito pleno de direitos.

              ah, e tem mais, sobre essa de gradações divisionistas: veja que os brancos também não são homogêneos em sua branquitude: há os de olhos azuis, verdes, amendoados.

              há os de cabelos loiros, ruivos e negros; bem como lisos, em cachos e ondulados.

              os de nariz adunco, afilado ou pinoquesco; de cara quadrada, de rosto redondo ou longilíneo…

              de pele alva, alvíssima, avermelhada ou trumpicamente alaranjada, com sardas, levemente bronzeadas…

              porém, são todos brancos.

              assim se definem, assim se veem, assim os vemos.

              o pm da esquina os vê também nessa abstrata uniformidade.

              portanto, veja a armadilha conceitual: enquanto eles se unem numa coletividade, eles nos separam nessas fenotípicas gradações desagradáveis.

              então, a reflexão é essa: o espelho em que me espelho é o espelho de oxum, é nele que enxergo, em reflexo reflexivo, a divindade que me completa.

              o índio, quando se debruça sobre o espelho d’água, não está à procura de um narciso ensimesmado, encontra o ser coletivo que ele é: ele se enxerga!

              não caia na armadilha daquele engenheiro irresponsável que começou a andar com morcegos e acabou dormindo de cabeça pra baixo.

              sim, aqui mesmo há dois mundos, dois antípodas, e não fomos nós que o fizemos assim.

              não somos uma dualidade, somos uma dicotomia.

              ocupar o espaço do branco, para se tornar um deles, é uma vitória de pirro.

              ocupa-te, primeiro, do teu espaço interior, preencha os teus vazios conceituais, quilombize-se; essa é tua armadura contra as armadilhas que encontrarás pelo caminho.

              e, ó, um conselho, não use o mesmo espelho daquele espantalho engenheiro.

              vê se te enxerga.

              porque você sabe, enquanto uns se encontram, outros se acham.

              saravá!


              ** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

              Tags: Lelê Teles
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