Danny Glover se diz preocupado por efeito Bolsonaro na comunidade negra

O ator americano e embaixador da ONU para os direitos humanos e assuntos raciais, Danny Glover, disse nesta quarta-feira (31) à Agência Efe em Montevidéu que está preocupado com o efeito que a eleição de Jair Bolsonaro terá na comunidade afrodescendente latino-americana.

por Sarah Yáñez-Richards no UOL

 

foto – Blaise Hayward

Para exemplificar seu temor com uma expansão de ideologias racistas na região, o ator de 72 anos, que está visitando o Uruguai, usou uma frase do líder pacifista do movimento negro Martin Luther King, “Nenhum homem é uma ilha”, e acrescentou que isto pode afetar todo o mundo.

“A ideia de criar uma zona de paz para a região é muito importante. Não sei para onde irá tudo agora (…) Temos que estar preocupados com esse movimento, mas acredito que, como dizemos em português, durante a guerra de libertação: ‘A luta contínua'”, ressaltou Glover.

No final do ano passado, Bolsonaro, que assumirá a presidência em janeiro, comentou que tinha visitado uma comunidade de quilombolas e, entre outras coisas, declarou que essas pessoas “não fazem nada” e que “já nem para procriar servem”, o que resultou em uma denúncia por parte do Ministério Público por usar “expressões discriminatórias e que incitam ao ódio”.

Outro ponto que inquieta o ator reconhecido por sua luta em defesa do meio ambiente, dos direitos humanos e da justiça social é da defesa da autoridade militar apregoada por Bolsonaro.

“Foi perturbador ver, depois que a vitória foi anunciada no domingo, os militares realizando marchas, isso não é um bom sinal… Mas talvez seja menos do que pensamos que será”, afirmou o intérprete do veterano detetive Roger Murtaugh em “Máquina Mortífera”.

Glover, que é casado com uma brasileira, também expressou sua inquietação pela perda de força sofrida pelos sindicatos e pelos programas sociais brasileiros desde que o PT deixou de estar no poder.

“Temos que estar atentos ao que está acontecendo. As democracias da América Latina são muito jovens”, afirmou.

O ativista americano fez campanha em várias ocasiões para o ex-presidente Lula durante as últimas eleições e inclusive foi visitá-lo na prisão.

Durante sua viagem ao Uruguai com a organização Mundo Afro, o artista se reuniu com o ex-presidente do país, José Mujica, e sua esposa, a vice-presidente Lucía  Topolansky, com quem discutiu sobre a mudança política do Brasil e a situação dos afrodescendentes na região.

“A população do Uruguai é de apenas três milhões de pessoas, mas desempenhou e desempenhará um papel muito importante em temas como os problemas na região e os problemas que afetam os afrodescendentes”, disse o ator.

Ainda durante sua visita ao Uruguai, Glover se reuniu com os ministros de Interior, Relações Exteriores e Desenvolvimento Social do país, e participou da assinatura de um acordo entre o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop) e o Mundo Afro para oferecer oportunidades a pessoas historicamente discriminadas.

O ator também dará hoje uma conferência magistral sobre “reparação simbólica e material para a comunidade afrodescendente em Montevidéu” e na quinta-feira (1º) participará do 1º Encontro Nacional Movimento Juvenil do Mundo Afro em Sarandí Grande, no departamento da Flórida.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Governo lança plano de combate ao crack, investimentos chegam a R$ 4 bilhões

O governo federal lançou nesta quarta-feira um conjunto de...

Racismo no mercado de trabalho – Por: Aida Feitosa

  Ao afirmar que a presença de pessoas negras na...

Estatuto da Igualdade Racial representa avanço histórico

Fonte: Clubes Negros O Estatuto da Igualdade Racial (PL 6264/2005,...

Kotscho: O ano em que um livro desmascarou a imprensa

"Se a Gazeta Esportiva não deu, ninguém sabe o...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=