Darlan Cunha visita Alagoas com Plano Juventude Viva

De terça a sexta-feira (19 a 22/02), os coordenadores do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, o Juventude Viva, farão uma visita de monitoramento das ações que estão em andamento nas cidades de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares, em Alagoas.

Entre as várias atividades agendadas, destaca-se a reunião de instalação do Comitê Gestor Estadual do Juventude Viva, que acontece na quarta-feira (20/02), com a presença do governador Teotônio Vilela Filho, da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, e outras autoridades dos municípios onde o Plano está sendo implementado. Durante a visita, o ator Darlan Cunha, o “Laranjinha “, da série Cidade dos Homens, participará de atividades da campanha Juventude Viva, da qual é protagonista (vídeo da campanha).

O ator visitará bairros priorizados pelo Juventude Viva nas quatro cidades para dialogas com os jovens dessas localidades sobre o seu papel na superação da violência e promoção da cultura de paz.

A instalação do Comitê Gestor contará com a presença de autoridades, gestores e representantes da sociedade civil. O Comitê servirá de instância gerencial, com a participação das secretarias estaduais envolvidas no Plano e representantes da sociedade civil.

Um dos objetivos da visita é realizar um primeiro balanço da execução do Juventude Viva no estado alagoano. A iniciativa faz parte da estratégia de expansão do Plano, que em 2013 será implementado em pelo menos mais cinco estados. O Juventude Viva é coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir). Compõe a delegação, a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, a coordenadora do Juventude Viva na SNJ, Fernanda Papa, o coordenador do Juventude Viva na Seppir, Felipe Freitas, além da diretora de programas da Seppir, Mônica Oliveira, entre outros assessores.

Para Severine Macedo, a visita acontece em um momento fundamental, pois celebra a parceria e o compromisso da nova gestão de prefeitos com o Plano. “A sinergia e o comprometimento dos municípios com os estados e o governo federal serão fundamentais para o êxito das ações do Juventude Viva. Estamos, enquanto governo federal, fazendo esse contato mais próximo para darmos os esclarecimentos e a assistência necessária aos gestores dos municípios prioritários do Plano”, disse a secretária nacional de Juventude.

Já o coordenador do Juventude Viva na Seppir, Felipe Freitas, destaca que a visita proporcionará um melhor acompanhamento do Plano nesses territórios. “Essa visita é muito importante para o desenvolvimento do Plano Juventude Viva por ser o primeiro encontro com os novos prefeitos dessas quatro cidades. Durante esses dias realizaremos atividades da campanha do juventude viva em Alagoas, com a visita do ator Darlan Cunha, que é uma referência positiva para a nossa juventude”, compartilha Felipe Freitas.

Sobre o Juventude Viva – O Juventude Viva é resultado da parceria entre dez Ministérios, sua implementação é feita em conjunto com os estados, municípios, a sociedade civil, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública, entre outros parceiros. O Plano foi construído por meio de um processo participativo, com o envolvimento dos movimentos juvenis, do movimento negro, de representantes do hip hop, de especialistas em segurança pública e por meio de diálogos com atores governamentais, nas esferas federal, estaduais e municipais.

Fonte: Ascom

+ sobre o tema

Finados: podia ser a minha mãe, que loucura!

Por Douglas Bechior Há uma morte branca que tem como...

Capixabas marcham contra o extermínio da juventude negra

Protesto acontece durante a Semana da Consciência Negra. Organizadores esperam...

Mães de motoboys assassinados se encontram em missa em São Paulo

Família de Alexandre dos Santos, morto na semana passada,...

para lembrar

A homofobia de Myrian Rios e o racismo do professor da UFMA: de acusados à vítimas

Publico abaixo a retratação do professor da UFMA, José...

Governo Federal garante inclusão social da população negra

As comunidades quilombolas representam um patrimônio cultural do Brasil....
spot_imgspot_img

Quase 90% dos mortos por policiais em 2023 eram negros, diz estudo

Estudo publicado nesta quinta-feira (7) pela Rede de Observatórios da Segurança mostra que 4.025 pessoas foram mortas por policiais no Brasil em 2023. Em 3.169...

O Enem e o sonho de um futuro melhor

Chegou aquela época do ano em que estudantes enfrentam uma maratona de provas em direção ao sonho de cursar uma faculdade. O Exame Nacional...

Culpa pela derrota de Kamala não é do identitarismo

Foi Spike Lee — diretor de “Faça a coisa certa” (1989), “Malcolm X” (1992), “Infiltrado na Klan” (2018), “Destacamento Blood” (2020) — quem cantou...
-+=