Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo

 

 

NOTA PÚBLICA

O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo – FEJUNES vem a público novamente manifestar preocupação com a falta de uma Política Estadual de Segurança Pública que seja capaz de reverter esse quadro de insegurança traduzida, sobretudo, pelos altos índices de homicídios que recai majoritariamente sob a juventude negra.

Na última sexta-feira (01) recebemos a notícia da troca de comando na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social – SESP, que sem dúvida se tornou um momento emblemático, porém afirmamos que apenas essa alteração não é o bastante para avançarmos no enfrentamento à violência no Espírito Santo.

Mais do que nunca, precisamos abrir um amplo canal de diálogo entre os diversos setores com vista a construir alternativas que propiciem mudanças profundas neste cenário e não somente quedas inexpressivas nos dados estatísticos.

O Espírito Santo, no que pese ser o primeiro no ranking de assassinatos de mulheres e o segundo no de jovens e negros, ainda não inaugurou um canal de diálogo sistemático e qualificado com representantes desses setores.

Apesar deste Fórum já ter realizado diversas manifestações públicas, ainda não conseguimos convencer o Governo sobre a necessidade de uma construção coletiva de modo a enfrentar efetivamente o extermínio da juventude negra em nosso estado.

Soluções construídas apenas nos gabinetes ou ouvindo somente determinados setores da nossa sociedade não serão o bastante para resolver essa questão. Assim como somente os altos investimentos no aparato policial e o anúncio de medidas afastadas da realidade concreta da população não nos levarão aos resultados que verdadeiramente precisamos.

Enquanto isso, o Conselho de Segurança Pública, que poderia representar esse espaço de diálogo permanente, plural e qualificado na construção de uma Política sólida e eficiente não saiu do papel. O Programa Estado Presente, concebido a quatro paredes sem ouvir a sociedade capixaba, também segue aparentemente investindo mais em marketing do que em ações concretas de prevenção.

Por isso, afirmamos a nossa luta pela construção de uma Política de Segurança Pública garantidora dos direitos humanos e que consiga demover do nosso estado essa triste realidade de figurar entre um dos lugares mais perigosos para se viver no mundo.

Vitória/ES, 05 de março de 2013.

FÓRUM ESTADUAL DE JUVENTUDE NEGRA DO ESPÍRITO SANTO

 

 

 

Fonte: Fejunes

+ sobre o tema

Hélio Menezes assume a Diretoria Artística do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O antropólogo, curador, crítico e pesquisador, Hélio Menezes é...

Rio cria dia estadual para reflexão sobre morte de jovens negros

O governo do Rio de Janeiro sancionou a lei...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem...

Estudantes podem consultar Pé-de-Meia a partir de quarta-feira

O estudante do ensino médio matriculado na rede pública...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=