Daurene E. Lewis é uma política e educadora canadense.
Nascida em Annapolis Royal, Nova Escócia, Daurene Lewis descende de afro-americanos libertos que se estabeleceram em Annapolis Royal em 1783. Descende também de Rose Fortune, natural da Virginia, que se tornou a primeira mulher da América do Norte a ocupar um posto na polícia. In 1984, Lewis foi eleita prefeita de Annapolis Royal, o que a tornou a primeira mulher negra a ocupar tal cargo, na América do Norte.<
Lewis tentou ingressar na política da província durante a eleição de 1988, mas sua tentativa de representar pelo Partido Liberal a região de Annapolis West, na Assembléia de Nova Escócia, não foi bem sucedida. Foi a primeira mulher negra da Nova Escócia a concorrer em uma eleição provincial.
Formada em enfermagem, Lewis tem um diploma de Ensino em Escolas de Enfermagem, conferido pela Universidade Dalhousie, um mestrado em Administração pela Universidade Saint Mary e, em 1993, recebeu o título honorário de doutorado em Letras da Universidade Mount Saint Vincent.
Em 1994 Lewis foi incluída no Muro de Honra do Centro Cultural Negro de Nova Escócia. Em 1995 recebeu o Prêmio de Cidadania Global, conferido pelas Nações Unidas. Em 1998 recebeu o prêmio Progress Club of Halifax Woman of Excellence, por sua atuação em Assuntos Públicos e Comunicação.
Em 2002 foi condecorada e tornou-se membro da Ordem do Canadá. Naquele ano também recebeu o prêmio de voluntariado da Associação Cristã de Moços, bem como a Medalha do Jubileu da Rainha.
Lewis é ex-diretora executiva do Centro das Mulheres Empresárias, da Universidade Mount Saint Vincent. Atualmente participa do Conselho de Diretores dos Correios do Canadá.
Ligações externas
- Biografia, Universidade Dalhousie
Tradução e pesquisa:
Carlos Eugênio Marcondes de Moura
Foto em destaque: Imagem retirada do site CBC