De valor inestimável: tudo sobre o diamante amarelo usado por Beyoncé

A cantora de tornou a quinta mulher (e a primeira negra) a usar o Diamante Tiffany na campanha About Love da marca, que estrela ao lado do marido, Jay-Z

FONTEDa Vogue
Beyoncé e Jay-Z na campanha About Love da Tiffany & Co. (Foto: Divulgação)

Batizada de Diamante Tiffany, a pedra fancy yellow de 128 quilates da joalheria nova-iorquina aparece pela primeira vez numa campanha da marca, estrelada por ninguém mais, ninguém menos que Beyoncé e seu marido, Jay-Z, a tornando a primeira mulher negra a vestir a gema. 

Beyoncé e Jay-Z na campanha About Love da Tiffany & Co. (Foto: Divulgação)

Descoberto em 1877 nas minas Kimberley, na África do Sul, o diamante foi adquirido por US$ 18 mil por Charles Lewis Tiffany e tinha originalmente 287,42 quilates – que, ao ser lapidado, se transformaram em 128,54, em um processo que levou um ano. São ao todo 82 facetas, 24 a mais que a lapidação brilhante tradicional. Ao invés de vender a pedra, a marca decidiu expô-la – desde a inauguração da loja da Quinta Avenida, em 21 de outubro de 1940, é no piso térreo dela que o diamante mora (e onde pode ser visto por qualquer visitante).

Diamante Tiffany (Foto: Divulgação)

O Diamante Tiffany foi usado pela primeira vez em um baile filantropo, o Tiffany Feather Ball, em 1957, por Mary Whitehouse, que era amiga da marca – o evento levantou dinheiro para a Sociedade de Preservação de Newport para ajudar a restaurar edifícios da área e reuniu personalidade como John F. Kennedy (na época um jovem senador) e Jackie.

Em 1961, seria a vez da pedra ser usada por Audrey Hepburn – que não a usou nas filmagens de Bonequinha de Luxo, e sim nas fotos publicitárias feitas para o filme. Já em 2019, Lady Gaga cruzou o red carpet do Oscar usando a joia. Quem também já carregou o colar no pescoço é Gal Gadot, que aparece o usando no filme “Morte no Nilo”, previsto para estrear em 2022.

Lady Gaga no Oscar de 2019 (Foto: Getty Images)

A pedra foi montada em diferentes joias ao longo dos anos: ao ingressar na casa, em 1956, o icônico designer Jean Schlumberger foi quem mais imaginou diferentes formas do diamante ser usado – como o colar de Audrey.

Audrey Hepburn com a pedra montada em um colar desenhado por Jean Schlumberger, em fotos publicitarias de Bonequinha de Luxo (Foto: Getty Images/Divulgação)

Para a retrospectiva de Schlumberger no Museé des Art Décoratif, em 1995, oito anos após a sua morte, o diamante passou a protagonizar o broche Bird on a rock, uma das criações preferidas do designer.

A pedra foi montada em diferentes joias ao longo dos anos: ao ingressar na casa, em 1956, o icônico designer Jean Schlumberger foi quem mais imaginou diferentes formas do diamante ser usado – como o colar de Audrey.

A pedra montada no broche Bird on a Rock, joia que ela protagonizava antes do colar atual (Foto: Divulgação)

Já o colar que vimos Gaga usando (que, além do diamante principal, ainda soma mais de cem quilates de diamantes brancos) foi criado em 2012 para celebrar o aniversário de 175 anos da Tiffany – e adaptado especialmente para a cantora.

-+=
Sair da versão mobile