Defensoria recomenda ao general Heleno revogar ato contra quilombolas

Enviado por / FontePor Rubens Valente, do UOL

A DPU (Defensoria Pública da União) recomendou ao ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), o general reformado Augusto Heleno, que revogue os trechos da sua resolução que revelou o plano do governo de remover de suas casas e terrenos centenas de famílias quilombolas da ilha de Alcântara, no Maranhão.

Centro de Lançamento Alcântara, no Maranhão (Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo)

Publicada no meio da pandemia, na última sexta-feira (27), a resolução confirma que o governo Bolsonaro está determinado a fazer a remoção das famílias, o que contraria inúmeras entrevistas e informações oficiais repassadas por ministros à imprensa e ao Congresso Nacional nos últimos meses.

Segundo as associações de quilombolas de Alcântara, a ação do governo poderá atingir cerca de 800 famílias, revivendo dramas dos anos 80, quando 312 famílias foram removidas a partir do final da ditadura militar para a implantação, pelas Forças Armadas, do CLA (Centro de Lançamentos de Alcântara).

O governo quer expandir o CLA para fazer parcerias com outros países no setor aeroespacial, fazendo uma espécie de aluguel para exploração dos espaços e equipamentos. O primeiro acordo nesse sentido foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro com os Estados Unidos.

Na recomendação encaminhada ao general Heleno, que ocupa a função de coordenador do CDPEB (Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro), formado por sete ministros e que se reúne no Palácio do Planalto, a Defensoria pede a revogação de dois artigos da resolução. Um deles estabelece as diversas ações que os ministérios deverão tomar para o “reassentamento” das famílias, além de confirmar que a União se apossará de mais 12 mil hectares além do espaço já ocupado pelo CLA.

Os defensores pedem que “seja garantida, desde a elaboração do Plano de Consulta, que é um ato de interlocução e não de homologação dos interesses do Estado, a participação das comunidades tradicionais remanescentes quilombolas (CTRQ), de todo o território adjacente ao CLA”, por meio das entidades representativas dos moradores.

A recomendação pontua ainda que “a elaboração do plano seja guiada pelas normas protocolares para a realização da consulta prévia, livre, de boa fé e devidamente informada, elaboradas por estas comunidades, as quais seguem em anexo a esta recomendação”.

Segundo a DPU, os artigos da resolução estão em desacordo com a Convenção 169, da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que virou lei no Brasil e que estabelece a consulta prévia, livre e informada de comunidades tradicionais atingidas por ações do Estado brasileiro.

A recomendação é assinada pelos defensores Renan Vinicius Sotto Mayor de Oliveira, secretário-geral de Articulação Institucional da DPU, Lígia Prado da Rocha, secretária de Ações Estratégicas, André Carneiro Leão, defensor regional de Direitos Humanos, Benoni Ferreira Moreira e José Roberto Fani Tambasco, coordenador.

Congresso

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou na Casa nesta terça-feira um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) com objetivo de sustar a resolução do comitê do governo federal. Segundo o PDL, o governo “ignora a necessidade de consulta prévia, livre e informada e de boa-fé às comunidades quilombolas no caso de medidas como essas”. É impossível, segundo a bancada, que cita a Convenção 169, a “remoção dessas comunidades sem seu consentimento prévio”.

A bancada afirmou ainda que a resolução “vai de encontro aos esforços nacionais e internacionais de combate à pandemia de Covid-19”. Cita a PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão) da PGR (Procuradoria-Geral da República), que “já solicitou providências para suspender despejos e remoções judiciais ou extrajudiciais em todo o país, de modo a coibir a propagação do novo coronavírus”.

“Além disso, mesmo se o governo federal optasse por respeitar a Convenção 169 da OIT, as comunidades sequer poderiam ser consultadas neste momento, dado que isto demandaria aglomerações e quebra do isolamento social, na contramão do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por autoridades sanitárias nacionais.”

Mais de 130 organizações não governamentais emitiram notas rejeitando o plano do governo de remover as famílias quilombolas, divulgado no sábado pelo UOL a partir da publicação da resolução no “Diário Oficial” de sexta-feira.

O governo do Estado do Maranhão também emitiu uma nota pública contrária à resolução. A nota diz que o governo federal “anuncia uma série de decisões antes mesmo da consulta, em total desrespeito à Convenção 169” e afirma que é “inaceitável repetir equívocos do passando recente, em eventual novo remanejamento, quando sequer foram resolvidos os passivos de implantação do Centro de Lançamento de Alcântara”.

+ sobre o tema

Mano Brown é liberado da delegacia após detenção por desacato

Cantor saiu do local por volta das 21h e...

Bolsonarismo ataca democracia de todas as formas

O risco democrático que o bolsonarismo representa não se...

Lula diz que Serra está sem discurso

Letícia Lins e Jamildo Melo O presidente Luiz Inácio...

O surgimento dos ‘coxinhas’ Por Sergio da Motta e Albuquerque

Os protestos iniciados em junho trouxeram com eles...

para lembrar

Lei isenta comunidades quilombolas do pagamento do ITR e perdoa dívida

A partir de agora, as comunidades quilombolas não terão...

CPT divulga nota de repúdio contra espancamento de casal quilombola

Fundo Brasil apoia projeto coordenado pelas vítimas na região...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

Brasília negra

Antes de abrigar os principais prédios públicos do país, a Esplanada dos Ministérios era um campo aberto onde descendentes de escravizados levavam o gado...

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Liderança de mulheres quilombolas é tema da websérie que será lançada no Dia Internacional da Mulher por grupo de pesquisa da UFV

 Iyalodè, palavra iorubá para "aquela que lidera”, nomeia a primeira temporada da websérie “Meios de Prosa”. Nela, quatro mulheres de comunidades quilombolas de Minas...
-+=