Democracia, Liberdade e Igualdade é “Coisa de Preto”!

A repercussão gigantesca causada pelas declarações racistas do jornalista William Waack da Rede Globo, nos bastidores de uma reportagem, divulgada na semana passada, deixou-me a pensar sobre o paradoxo e o enigma que o Brasil vive atualmente. De um lado a fala do jornalista representa em verdade o retrato mais bem acabado do racismo à brasileira. Na sua fala, bem como no seu riso irônico e prazeroso, refestelando-se do que havia afirmado, estavam presentes o desprezo, a arrogância e o ódio que os racistas brasileiros carregam no peito desde os tempos da Casa Grande e Senzala.

Por Zulu Araujo, da Revista Raça 

Na expressão usada por ele “É preto. Isto é coisa de preto”, via-se claramente  a elite brasileira se apresentando de forma desnuda, sem retoque ou maquiagem.. Na cena, não havia disfarce, nem conserto possível. Era a elite bem nascida, culta, rica, famosa, porém absolutamente racista A frase foi dita com tanta força, tanta convicção que não havia como explicar ou justificar. Daí, não restar outra atitude a Rede Globo, para preservar minimamente seu discurso midiático de respeito a diversidade humana e cultural que não o fosse o afastamento.

Para completar a semana, outro fato explosivo sacudiu as redes sociais causando estupefação e manifestações indignadas por todos os lados. Refiro-me ao uso indevido do conceito de “trabalho escravo” feito pela Ministra dos Direitos Humanos do atual governo, para justificar seu pedido de aumento salarial. O estrago foi maior ainda, por estarmos no mês da Consciência Negra, período consagrado para que ressaltemos as demandas, reivindicações e lutas que a população negra brasileira trava ao longo dos tempos, por igualdade, além de reverenciarmos o líder maior Zumbi dos Palmares. E esta polêmica, só serviu para alimentar as posições racistas, preconceituosas e discriminatórias de boa parte da imprensa brasileira, de que os negros não querem nada mais do que obter os mesmos privilégios que a elite possui.

Mas, a reação da sociedade brasileira aos dois fatos e em particular ao do jornalista William Waack, foi de encher o peito de esperança. Esperança de um Brasil diverso, plural, democrático e antirracista. Exemplo disto foi a adesão maciça a Campanha liderada pela Revista Raça, com o post “Para nós da Raça, coisa de preto é isso”, (mais de 600 mil visualizações, compartilhamentos e mensagens de apoio) em que lembrava ao país a face negra de inúmeras personalidades e anônimos que contribuíram e contribuem  decisivamente para o desenvolvimento da humanidade.

E a reação não se deu apenas entre as vítimas do racismo.  As manifestações vieram de todos os lados, pretos, mestiços, brancos, asiáticos, indígenas, todos se irmanaram no combate a esta praga que ainda se faz presente em nosso país. Era o Brasil de carne e osso, dizendo – nós somos gente, nós somos seres humanos e exigimos sermos tratados com a dignidade e o respeito que todo ser humano merece.

Ou seja, há luz no fim do túnel. O que precisamos é estar com olhos e ouvidos atentos e disposição para recuperar o tempo perdido, consumidos é bem verdade, nos erros que cometemos e disputarmos palmo a palmo, a narrativa que pretendemos imprimir ao nosso país. Até porque, não será com os racistas e conservadores de plantão que recolocaremos o Brasil nos trilhos. E neste sentido, após essa semana, não há, nem resta a menor dúvida:  Democracia, Igualdade, Liberdade e Fraternidade, também é coisa de preto.

Toca a zabumba que a terra é nossa!

Zulu Araujo

Foi Presidente da Fundação Palmares, atualmente é presidente da Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

+ sobre o tema

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs...

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba...

Saiba os horários das provas do Concurso Nacional Unificado

Os mais de 2,5 milhões de candidatos inscritos no...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...

para lembrar

Sociedade civil forte para revigorar democracia de instituições frágeis

"As instituições estão funcionando?" Este é um questionamento que...

Portinari coloca negros e negras na sala de jantar das elites

Com obras que retratam o universo negro, rural e...

Turistas podem ser escravocratas por um dia em fazenda “sem racismo”

PAISAGEM BUCÓLICA, campos verdejantes, clima agradável. A combinação seria...

Sou quilombola

Parte das terras da Fazenda Soares, que pertencera a...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Não é mentira: nossa ditadura militar também foi racista

Em meio às comemorações da primeira e mais longeva Constituição brasileira, promulgada em 25 de março de 1824 – um documento que demonstra a pactuação...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=