Destacada importância da literatura no processo de descolonização de África

Huambo – A importância da literatura no processo de descolonização da África foi destacada domingo, na cidade do Huambo, pelo historiador Venceslau Cassessa, durante uma palestra que juntou estudantes de diversos níveis, docentes, escritores e demais cidadãos.

Na sua dissertação, o historiador referiu que foi graças ao teor de algumas obras literárias que muitos países do continente africano alcançaram a sua independência após séculos de domínio colonial.

Salientou que as obras literárias dos escritores africanos, traduzidas em diversas línguas, convenceram as vontades, as consciências e mobilizaram todo mundo para a libertação do povo africano.

A título de exemplo, Venceslau Cassesa apontou a obra intitulada “Sagrada Esperança” da autoria de António Agostinho Neto, fundador da nação angolana, como uma das que jogou um papel muito importante no processo de descolonização de África, sobretudo no momento em que o mundo não queria entender a vontade do povo deste continente.

Exortou, por esta razão, os presentes na palestra, promovida pelo secretariado provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola, por ocasião do Dia da África, assinalado a 25 deste mês, para desenvolverem e cultivarem o gosto pela leitura e pela escrita.

“É preciso desenvolver esta arte da literatura, é preciso cultivar a arte de escrever e falar correctamente, porque é a escrita e o romance destes homens que sabiam utilizar a palavra que contribuiu para a luta da independência de África”, sublinhou.

 

Fonte: Afro Press

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

“Jimi Hendrix seria um pioneiro do hip-hop”, diz ex-produtor

O produtor Eddie Kramer, que já trabalhou com Jimi Hendrix,...

​”A Ciência, a Tecnologia e a Inovação não são exclusivamente Branca e Amarela”

Pequeno teste: pergunte a um universitário brasileiro quantos professores...

Sesc Vila Mariana promove debate sobre a representação do negro nas artes

Rosana Paulino e Salloma Salomão, discutem o tema em...

Dicas de estilo? Idris Elba tem sobrando para oferecer

Guia prático para os homens entenderem os truques do...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Morre Maryse Condé, grande voz negra da literatura francófona, aos 90 anos

Grande voz da literatura francófona, a escritora de Guadalupe Maryse Condé morreu na madrugada desta terça-feira (2), segundo informou à AFP seu marido, Richard Philcox. A causa...

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça; faça o download

A grana está curta para comprar livros? Temo uma excelente notícia! A Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza uma biblioteca virtual com mais de 900 livros...
-+=