Dida chega para comandar defesa da Lusa: ‘Acredito que posso resolver’

Goleiro, que estava aposentado desde 2010, afirma que não precisará de muito tempo para voltar a jogar em alto nível

Depois de assinar contrato com a Portuguesa na última quarta-feira, o goleiro Dida deixou de vez a aposentadoria e foi apresentado formalmente à imprensa como novo paredão rubro-verde, nesta sexta-feira, no Canindé, para a disputa do Campeonato Brasileiro. O arqueiro, que foi ídolo de Corinthians e Milan, chega ao clube com a difícil missão de botar ordem na defesa, que falhou muito durante o Paulistão. Aos 38 anos, ele acredita que seu estilo de comando possa resolver o problema.

– Tive dois estilos ao longo de minha carreira. Um dentro e outro fora de campo. Fora sempre fui muito reservado, muito calado. Só que dentro, converso e grito muito, sempre fiz isso. Minhas orientações e a experiência podem ajudar. Acredito que posso resolver.

O torcedor rubro-verde, porém, ainda terá de esperar para ver em campo o campeão mundial pela Seleção Brasileira, em 2002. Dida tinha pendurado as luvas em 2010, quando se despediu do Milan. Por isso, sua condição física está longe daquela que o consagrou. No entanto, ele diz que a estreia não deve demorar tanto assim.

– Sei a minha condição. Vai ser uma luta diária. Vai ser difícil no começo. Alguns jogadores sofrem contusões sérias e ficam fora por um ano. Dois anos é muito tempo, mas estive sempre treinando, mantendo a condição física, para treinando de 15 a 20 dias recuperar a boa forma.

dida11-marcosribolli-2

Dida tem o respaldo da comissão técnica e da diretoria da Portuguesa. Ele foi atleta de Candinho quando o agora gerente de futebol da Lusa era auxiliar técnico de Vanderlei Luxemburgo na Seleção Brasileira, entre 1998 e 2000. O goleiro terá o tempo que precisar para adquirir a boa forma. Recentemente, ele aceitou o convite para ser goleiro do Milan do Mundialito de Futebol de Areia, disputado em São Paulo.

O arqueiro não atua no futebol brasileiro desde 2000, quando trocou o Corinthians pelo Milan. Dida contou que a vontade de encerrar sua carteira em um time brasileiro foi decisiva para o acerto com a Portuguesa.

– Vai ser bom voltar a jogar no Brasil depois de tanto tempo no Milan. É bom voltar e ter esse contato com a torcida brasileira.

Apesar de estar há dois anos longe dos gramados, o goleiro mantém as esperanças de retomar a grande fase, voltar à Seleção e até disputar mais uma Copa do Mundo, em 2014. Dida reconhece que é um sonho distante, mas ainda assim deposita fé em seus esforços.

– A Copa é muito importante, é um sonho, e eu vivi esse sonho de disputar. Acredito que vai ser muito mais difícil pra mim, porque estou há dois anos fora, parado, começando agora, mas tudo vai depender do trabalho que eu fizer aqui na Portuguesa. Se eu estiver em forma, quem sabe? Mas já vou estar com uma idade muito avançada, mais elevada ainda – disse o goleiro.

Crentes na capacidade de Dida, o diretor de futebol Candinho e o presidente Manuel da Lupa fizeram comparações com Dino Zoff, arqueiro campeão do mundo com a Itália em 1982, aos 40 anos, e com Gianluigi Buffon, do Juventus, outro experiente jogador da posição que ainda atua em alto nível.

Dida assinou contrato até o fim da temporada.

 

 

 

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Heloisa Pires – O Pescador de histórias

As ilustrações de Élon Brasil O Pescador navega...

Heloisa Pires Lima – A criação literária como um fio condutor

No meu caso, a criação literária é um...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...

Seleção exibirá faixa contra armas, drogas, violência e racismo em partidas

Faixa exibida pela Seleção Brasileira nos últimos jogos...

para lembrar

Funk ostentação é Hip Hop, mas o Hip Hop não é só isso

Branded Head, Hank Willis Thomas, 2003. O funk ostentação é...

Blocos afro completam 40 anos no carnaval de Salvador

  O batuque dos tambores, o colorido das fantasias, a...

10 inovações tecnológicas desenvolvidas na África

Apesar dos recursos limitados, a África passou a ter...

Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos

    Morreu o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=