Desvendando a chatice dos earworms e da coceira cerebral

por: FÁTIMA OLIVEIRA

Tenho o hábito de ouvir a mesma música várias vezes… Só a minha neta Luana aguenta. Ela, como eu, se gosta de uma música, a ouve n vezes. Quando invoco com uma música, quem estiver comigo no carro pode até pedir para descer. Já aconteceu. Nas férias de 2009, ela, então com 10 aoos, e o irmão Lucas estavam em Beagá e o programa era cavalgar. Ela então descobriu os sons sertanejos, pois vou e volto do haras ao som de música caipira. Ela entrou no clima.

Adorava “De que me adianta viver na cidade/ Se a felicidade não me acompanhar/ Adeus, paulistinha do meu coração/ Lá pro meu sertão, eu quero voltar/ Ver a madrugada, quando a passarada/ Fazendo alvorada, começa a cantar/ Com satisfação, arreio o burrão/ Cortando o estradão, saio a galopar/ E vou escutando o gado berrando/ O sabiá cantando no jequitibá…” (“Saudade de Minha Terra”, de Goiá e Belmonte).

Um dia, Luciana Froede nos esperava na altura do BH Shopping. Meu filho Arthur e o Lucas deram “tchau” espicaçando: “Vó e neta doidas, fiquem ouvindo a mesma música. Vamos com a Luciana…” Luana, aliviada, bradou: “Vó, agora que eles saíram, pode tocar o Xitão até o haras?” Foi feita sua vontade. Quase 30 km ouvindo “Saudade de Minha Terra” e ela deitadinha no banco de trás. No haras, desceu cantando a música! “Ih, vó, aprendi!”

“Vó: Oi, vida amargurada/ Quanta dor que sinto neste momento em meu oração/ Oi que saudade dela/ Não aguento mais vou lá na vendinha tomar um pingão” (“Vou Tomar um Pingão”, de Léo Canhoto). Ou então: “Eu sou um peão de estância/ Nascido lá no galpão/ E aprendi desde criança/ A honrar a tradição/ Meu pai era um gaúcho/ Que nunca conheceu luxo/ Mas viveu folgado enfim/ E quando alguém perguntava/ O que ele mais gostava/ O velho dizia assim:/ ‘Churrasco e bom chimarrão/ Fandango, trago e mulher/ É disso que o velho gosta/ É isso que o velho quer…'” (“É Disso que o Velho Gosta”, de Berenice Azambuja e Gildo Campos).

Não sei o nome da necessidade quase insaciável de ouvir a mesma música. Intuo que, se não é anormal, é limítrofe. Pesquisando, encontrei a metáfora das “earworms” (larvas ou vermes de ouvido; “repetunitis” ou melodiamania) e a coceira cognitiva ou coceira cerebral – “necessidade do cérebro de preencher lacunas no ritmo de uma música”. Sou vítima de larvas de ouvido. Sabe aquelas músicas que a gente, sem que e nem pra que, fica cantando dia e noite sem parar e quanto mais canta, mais quer? É isso!

“James Kellaris, da Universidade de Cincinnati (EUA), pesquisando ‘earworms’ e coceira cerebral, afirma que cerca de 99% das pessoas já foram vítimas do fenômeno uma vez ou outra” e que “há músicas com propriedades análogas às de uma histamina, que coçam nossos cérebros”. Estudo da Bucknell University concluiu: “Mais da metade dos estudantes que tiveram canções grudadas na cabeça classificaram-nas como agradáveis; 30% como neutras, e 15% como desagradáveis”. Outros dados: “A maioria das pessoas (74%) é pega por músicas com letras, mas jingles (15%) e músicas instrumentais (11%) também podem ser duro de se livrar”.

“Músicas grudadas na cabeça” ou “músicas chicletes” são apenas chatices. Mas ouvir a música que não está ali (não apenas pensar nela) pode ser sintoma de endomúsica – pensamento obsessivo em que a pessoa ouve canções que não estão sendo tocadas!”. É consensual que verme de ouvido é um modo de manter o cérebro ocupado quando ocioso. Seria o mesmo a necessidade de ouvir a mesma música várias vezes?

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Pesquisa revela baixa representação de mulheres e negros no parlamento

Investigação, cujo foco foram as eleições de 2006 e...

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Revista CLAUDIA entrevista Inés Alberdi, diretora executiva da Unifem

Fonte: Revista Claudia - Um relatório recém-lançado pelo fundo...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=