ENEM: Recomeça seleção de vagas pelo Enem

Começa hoje, a partir das 6h, a segunda etapa de inscrições para a disputa de vagas em faculdades pelo Enem, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O cadastro é feito pelo portal do MEC, no sisu.mec.gov.br,

 

O sistema permite que os 2,6 milhões de alunos que prestaram o Enem tentem uma colocação nas instituições de ensino que substituíram o vestibular pelo exame. São 47.900 vagas em 51 faculdades de todo o país.

 

Na primeira fase, 793.900 alunos se inscreveram. O MEC informou que apenas 233 vagas para cotistas não foram preenchidas. No total, 9.364 eram destinadas a públicos específicos, como alunos da rede pública, afrodescendentes, pessoas com deficiência ou índios.

 

Nessa segunda fase, as 233 vagas remanescentes e outras que eventualmente tenham sobrado entram no processo. Como a primeira lista do Sisu saiu na mesma época que as primeiras chamadas da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade de Campinas), é possível que haja candidatos aprovados em mais de um processo e sobrem vagas.

 

Os estudantes têm até as 23h59 do dia 20 para fazer a inscrição. Antes de optar pela vaga, é possível conferir a nota de corte do curso. Com a informação, o aluno consegue saber quais as chances de conseguir uma colocação.

 

Caso todas as vagas não sejam preenchidas, está prevista uma etapa suplementar entre 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

 

A UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) foi a instituição que teve o maior o número de inscritos na primeira fase da seleção. Foram 56.703 candidatos para 5.008 vagas em 97 cursos.

 

O bacharelado de ciência e tecnologia da UFABC (Universidade Federal do ABC), com campus em Santo André (Grande SP), foi o mais requisitado. As 1.500 vagas foram disputadas por 16.253 candidatos de todo o país.

 

Falhas

O Sisu estreou no final de janeiro com uma série de falhas. Nos primeiros dias de funcionamento, o sistema estava lento, travou e deixou milhares de alunos sem conseguirem se inscrever. Em dois dias, o MEC registrou 13 mil reclamações de candidatos.

 

Depois dos percalços, o MEC decidiu excluir o horário de inscrição dos critérios de desempate -este seria o último. Os outros dois se mantêm: as notas na redação e nas provas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A partir de agora, se houver igualdade em todos os outros quesitos, os dois empatados serão selecionados. Na ocasião, o ministério justificou a mudança aos problemas que ocorreram na banda larga em pontos da região Sudeste.

Fonte: São Paulo Agora

+ sobre o tema

‘Uma pessoa negra toma todo dia uma dose de racismo’, diz Macaé Evaristo

A ministra Macaé Evaristo assumiu o Ministério de Direitos...

Neca Setubal defende taxação da elite e se revolta contra PL do Aborto: ‘Absolutamente inaceitável’

A primeira surpresa na autobiografia da educadora Neca Setubal, “Minha escolha...

Lula faz acordo sobre base de Alcântara e tenta encerrar 40 anos de disputa

O governo e entidades quilombolas fecharão um acordo sobre...

para lembrar

Dilma tem a mesma popularidade de Lula, segundo a Datafolha

Passados três meses no comando do País, a presidenta...

Sou de esperar a dor passar sem tomar nada. Tomo chá

Fonte: O Tempo - Dr. Osano, cloranfenicol, oito reses e...

“De qual humanidade você é?”

Nome conhecido entre as lideranças indígenas, Ailton Krenak fala...

21 de Março – Leci Brandão: Nosso racismo de cada dia

A Organização das Nações Unidas instituiu o 21 de...

Quase 6 em cada 10 novos empregos são ocupados por beneficiários do Bolsa Família

Quando foi chamado para uma vaga de faxineiro, em abril deste ano, o baiano Adilson Filho, de 42 anos, sentiu-se aliviado. O trabalho com...

Desigualdades e identidades na política brasileira

Há quem acredite que as dificuldades eleitorais da esquerda residem em uma suposta centralidade da agenda dita identitária. No entanto, há evidências para outra...

Extrema direita usa gramática religiosa em projeto de radicalização, diz Ronilso Pacheco

A Igreja foi uma peça fundamental do colonialismo europeu e da escravização de africanos, mas a espiritualidade cristã pode se comprometer com um projeto de...
-+=