Dia da África é celebrado com Olodum, exposição e debate

O Dia da África, celebrado no dia 25 de maio, é comemorado com atividades culturais no centro de Salvador. A data marca a importância da libertação do povo africano contra o colonialismo e o apartheid, sendo uma data ainda pouco valorizada no Brasil, país com maior número de negros fora do continente africano.

Do Catraca Livre

Como parte das comemorações, o Bando de Teatro Olodum apresentara o espetáculo Áfricas no dia 24 de maio, na Praça Tereza Batista, às 19h. “Áfricas” é o primeiro infanto-juvenil do Bando e traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Dirigido por Chica Carelli, a peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a falta de referências africanas no imaginário infantil.

No dia 25 de maio, às 19h, o grupo musical Olodum organiza um grande debate no Museu Eugênio Teixeira Leal com a presença da mestra em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de Nova York, Elisa Larkin Nascimento; do professor Ivair Augusto Alves, mestre em Ciência Política; de Zulu Araújo, presidente da Fundação Pedro Calmon; de Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador; do presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô, e da secretária da Secretaria da Mulher, Olivia Santana.

Arte_Africana-450x299

Instrumentos africanos compõe mostra permanente

Para os amantes da arte, a exposição “Arte Africana” e a “Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi”, que apresentam peças com conteúdo remetente à África e sua cultura, são expostas como parte do acervo permanente do Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho.

 

+ sobre o tema

XII Marcha da Consciência Negra – Zumbi mais 20 (1995 – 2015)

CONTRA O GENOCÍDIO, EM DEFESA DA DEMOCRACIA, PELO DIREITO...

Entrevista integral de Cidinha da Silva​ ao jornal Pampulha

Cidinha da Silva é prosadora, ensaísta e dramaturga. Organizou...

Musical revive no teatro a história de Paulo da Portela no samba do Rio

Reverenciado por sucessivas gerações do samba, Paulo Benjamim de...

para lembrar

Wilson Simonal

Wilson Simonal de Castro (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro...

Caminhada fortalece cultura africana

No dia 26 de novembro, acontece a 1ª...

Os Futuros da Diáspora Africana

Videoconferência reúne artistas e intelectuais da África e da...

Jackson do Pandeiro, um singular Zé da Paraíba que domou o ritmo do Brasil com ‘dança diferente’

Centenário de nascimento do artista motiva homenagens e constatações...
spot_imgspot_img

Com entrada gratuita, mostra valoriza voz de jovens artistas LGBTQIA+ negros e indígenas

A exposição "Indomináveis Presenças", em cartaz até 7 de abril no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), propõe ao visitante um percurso que passa...

Geledés lamenta o falecimento de Abdias Nascimento Filho, o Bida 

Na última quinta-feira (27) o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) noticiou o falecimento do músico e ator Abdias Nascimento Filho, conhecido como...
-+=