Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma análise da conjuntura a partir de uma perspectiva feminista e quais os temas prioritários para uma agenda que se contraponha às reformas neoliberais e ao avanço do conservadorismo.

Do SOS Corpo

Capa da publicação, a imagem trás as cores rosa e roxo claro além de seu titulo "Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia"
Capa da análise

Analisar o contexto político do Brasil no período recente não tem sido um exercício fácil. Ainda mais complexo tem sido atuar nesse momento para defender direitos e a própria democracia. Pensar uma ação política unitária da esquerda e, dentro dela, das feministas para se contrapor ao avanço do neoliberalismo e dos fundamentalismos é um grande desafio e uma das tarefas prioritárias para esse campo. Refletir sobre essas questões foi o objetivo do segundo debate da série “diálogos feministas”, organizado pela Fundação Friedrich Ebert em parceria com o SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia.

Os diálogos são feitos por um grupo de ativistas que se propõem a constituir um espaço de reflexão e elaboração feminista nessa conjuntura, bem como propiciar o fortalecimento de alianças entre as pessoas e organizações participantes.

A publicação “Diálogos Feministas: análise de conjunturas e desafios para a democracia” traz uma síntese do debate realizado: uma análise da conjuntura a partir de uma perspectiva feminista e quais os temas prioritários para uma agenda que se contraponha às reformas neoliberais e ao avanço do conservadorismo.

Esperamos que esse material alimente novos debates e inspire mais ações feministas, coletivas e de esquerda na defesa da democracia e de direitos.

Baixe a publicação:

Capa da publicação, a imagem trás as cores rosa e roxo claro além de seu titulo "Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia"
Capa da análise

Baixar Publicação

 

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

15 coisas que você já ouviu sobre feminismo, mas que não passam de mentiras

'O feminismo é odiado porque mulheres são odiadas' A frase...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

Obesidade: Ofensas corporais e preconceito deixam as pessoas mais doentes

Chamar alguém de ‘gordo’ ou ‘magro’ pode ter sérias...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...
-+=