Dilma confirma que vice será do PMDB e culpa Serra por apagão

Pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o vice em sua chapa para as eleições será do PMDB.

 

“É natural que haja um processo de diálogo. Nem acredito que o PMDB não fará esse processo, mas tenho certeza que o PMDB indicará o melhor nome”, disse em entrevista à rádio “Jovem Pan”.

 

Sobre o presidente da Câmara, Michel Temer, cotado para a vaga, Dilma fez elogios ao peemedebista. “Temer, sem sombra de dúvida, é um paulista respeitado, tem todas as qualidades para pleitear o posto.”

 

Dilma também falou sobre a decisão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de permanecer no governo até o fim e abrir mão de disputar as eleições de outubro.

 

Para a ex-ministra da Casa Civil, Meirelles ainda não cumpriu todas as suas atividades no BC, mas, “sem sombra de dúvidas, seria um bom candidato a qualquer posto que pleiteasse.”

 

A pré-candidata à Presidência voltou a responsabilizar o tucano José Serra, seu adversário na disputa, pelo apagão ocorrido durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. À época, Serra era ministro do Planejamento.

 

“Eu acredito que houve um problema seríssimo naquela circunstância. Entre 2000 e 2002, o Brasil ficou sem energia, não estou falando de linha de transmissão, estou falando de quantidade de energia. O racionamento de oito meses ocorreu. Não acontece de um dia para o outro, acontece porque você não planeja. O planejamento falhou. Foi uma falha sistemática. O governo inteiro é responsável e os ministérios do Planejamento e Minas e Energia.”

 

A reportagem entrou em contato com assessoria de Serra para comentar a declaração da petista e aguarda um retorno.

 

Lula

Dilma afirmou ainda que, caso eleita, irá consultar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ouvir suas opiniões para governar. Ela disse que Lula é um dos líderes políticos “mais lúcidos, não só no Brasil como no mundo”.

 

“Acho que sempre vou conversar com o presidente porque nós compartilhamos o mesmo projeto. Obviamente, o meu estilo pode ser diferente do dele no pessoal, mas aí é detalhe. No fundamental, nós participamos e compartilhamos e comungamos do mesmo projeto”, disse a pré-candidata.

 

Fonte: Folha Online

-+=
Sair da versão mobile