Dilma e ministros deixam governo dia 31 de março por eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará posse a cerca de 15 novos ministros no dia 1º de abril, informaram na noite desta terça-feira fontes da presidência da República. A saída conjunta dos integrantes do primeiro escalão do Executivo federal, incluindo a pré-candidata e ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, será no dia 31 de março. A única exceção será o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que, por ser deputado estadual no Rio de Janeiro, terá de retornar à Assembleia local no dia 30 de março. A presidência da República prepara duas solenidades: uma de despedida dos ministros candidatos e outra de boas vindas dos secretários-executivos que ocuparão as pastas no restante dos anos de 2010.

A ideia do presidente Lula é promover os atuais secretários – que correspondem ao segundo posto em cada pasta – a ministros de Estado como forma de evitar eventuais disputas de partidos por cargos públicos em pleno ano eleitoral. De acordo com fontes do Palácio do Planalto, as únicas pendências sobre a recomposição dos ministérios estão nas pastas de Agricultura e das Comunicações. Os titulares Reinhold Stephanes e Hélio Costa pretendem disputar, respectivamente, os cargos de deputado federal e de governador de Minas Gerais.

Logo após a posse conjunta dos novos ministros de Estado, o presidente Lula pretende realizar a primeira reunião ministerial com a nova composição de governo, na segunda-feira, após o feriado de Páscoa.


Pré-candidatos

Além de Dilma e Hélio Costa, devem disputar a corrida para os governos estaduais os ministros Tarso Genro (Justiça), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Edison Lobão (Minas e Energia), Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e Alfredo Nascimento (Transportes). O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), é cotado para disputar o governo ou o Senado pelo Estado de Goiás.
O pleito de 2010 trará ainda situações inusitadas, como a disputa entre dois integrantes do governo – Hélio Costa e Patrus Ananias – pelo mesmo cargo, o de governador de Minas Gerais.

Os ministros Reinhold Stephanes (Agricultura), Paulo Bernardo (Planejamento), José Pimentel (Previdência) e Edson Santos (Igualdade Racial) devem disputar vagas no Senado ou na Câmara dos Deputados.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Marcos Coimbra: O “povão” e a nova maneira de avaliar os candidatos

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense   A...

A periferia que a esquerda não viu!

Alguém já parou pra pensar que a esquerda pode estar...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Candidatos Negros: Deputados Estaduais Eleitos em São Paulo 2010

Leci Brandão  - 86.298 votos JOSÉ CANDIDO...

para lembrar

Diário Oficial publica vetos de Dilma ao Código Florestal

Presidente vai enviar uma medida provisória ao Congresso para...

Culpas ultrassecretas

O livro Lugar Nenhuma de Lucas Figueiredo relata o...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Padrinho da classe C

Um dos principais pesquisadores do País, Marcelo Neri fala...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=