Direitos de 35 discos de Prince são negociados por herdeiros com a Sony

A partir deste ano, 19 álbuns já lançados serão disponibilizados novamente pela gravadora

Do  ROLLING STONE 

(Kevin Winter/Getty Images)

Os herdeiros de Prince fecharam um acordo que dá ao selo Legacy Recordings, da Sony Music, o direito de distribuição de 35 discos já lançados do cantor.

A partir deste ano, a Legacy Recordings terá permissão para disponibilizar 19 álbuns de Prince que saíram originalmente entre 1995 e 2010. Entre eles estão: The Gold ExperienceEmancipation , Rave Un2 the Joy FantasticThe Rainbow ChildrenMusicology e Planet Earth. A distribuidora ainda não anunciou a data exata em que os discos estarão disponíveis.

Como parte do acordo, a Legacy também poderá distribuir outros materiais de Prince de antes de 1995, como singles, lados B, remixes, faixas que não fazem parte de álbuns, gravações ao vivo e vídeos. Os discos feitos por Prince lançados entre 2014 e 2015 serão apresentados em datas posteriores.

Para finalizar a negociação, a divisão de catálogo da Sony Music também garantiu os direitos de 12 álbuns que originalmente foram lançados entre 1978 e 1996, mesmo que a gravadora tenha que esperar até 2021 para disponibilizá-los. Esta parte do catálogo do cantor inclui clássicos como Prince (1979), Dirty Mind (1980), Controversy (1981), 1999 (1982), Sign ‘O’ The Times (1987) e Lovesexy (1988). Porém, a Legacy não terá o direito de distribuição das trilhas sonoras, como é o caso de Purple Rain (1984) e Sob o Luar da Primavera (1986).

Além do novo contrato para o catálogo de Prince, o espólio do músico ainda prevê projetos com o material do cofre do artista.

Um disco com gravações caseiras inéditas, Piano and a Microphone 1983, sai em setembro deste ano. Além disso, como parte de um acordo com a Tidal – plataforma de streaming de música de Jay-Z –, um novo álbum está previsto para chegar em 2019, com mais material nunca antes lançado.

+ sobre o tema

Poem to baby sis, por Adriana Graciano

- Adriana Graciano - The truest thing I can offer...

Hoje na História, há 106 anos, morria na cidade do Rio de Janeiro, Machado de Assis

Ele foi escritor, jornalista, poeta e teatrólogo, mas a...

para lembrar

Álbum de Wayne Shorter com Milton Nascimento é disco influente que expandiu a música do compositor brasileiro pelo mundo

A música monumental de Milton Nascimento extrapolou as fronteiras do Brasil...

CCBB traz 80 obras de acervo particular de Basquiat

Retrospectiva do pintor norte-americano de ascendência afro-caribenha será aberta...

A morte de estudante angolana interpela a comunidade africana para uma ação

A morte de estudante angolana nos interpela para uma...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=