Diretor da Medicina da USP pede investigação sobre racismo em competição

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), José Otavio Costa Auler Junior, repudiou o episódio de racismo relatado por um estudante da instituição na última semana, durante a competição esportiva Intermed, em Barretos, entre alunos da medicina.

no Folha Go

A instituição pediu uma investigação sobre o caso. “A direção da Faculdade de Medicina da USP vem a público manifestar indignação pelo ato de racismo sofrido por um estudante do 4º ano desta instituição que participava como atleta da Intermed 2017, competição que reuniu alunos de 11 escolas de medicina do estado de São Paulo, entre os dias 02 e 09 de setembro, na cidade de Barretos, SP. Diante dos lamentáveis fatos ocorridos, a FMUSP apoia e se solidariza com o estudante e solicita às autoridades pronta investigação. Ao mesmo tempo, a instituição reforça a necessidade da promoção de respeito aos direitos humanos no ambiente acadêmico.”

Conforme mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, o aluno contou ter sofrido ataques em dois dias diferentes. A primeira foi na segunda-feira, 4, quando membros da torcida da PUC Sorocaba e PUC Campinas teriam dito: “Olha a sua cor, você é negro e com certeza passou por cotas.”

A segunda, na quarta – esta registrada em vídeo – mostra uma menina na torcida com um cacho de banana nas mãos, que, de acordo com a vítima, seria uma referência racista. “Começaram a imitar sons de macaco”, disse ele.

A reportagem ainda não conseguiu contato com as entidades estudantis das PUCs de Sorocaba e Campinas, mas aguarda a manifestação destas para atualização das informações.

+ sobre o tema

Fux volta atrás e admite entidades antirracistas em julgamento de ação contra racismo estrutural

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux recuou e admitiu que...

O tal do cabelo ruim

"Acho que fez bem em ir à televisão, embora...

Entre a fome e o gato

Já pensou no que você faria se tivesse de...

Cartão Vermelho, por Sueli Carneiro

por Sueli Carneiro Fonte: Jornal Correio Braziliense - Coluna Opinião Um...

para lembrar

Precisamos falar sobre violência

Lá venho eu de novo escrever sobre violência, acho...

Ser periférico: trajetórias materiais, perspectivas simbólicas

Sujeitos que promovem iniciativas culturais e de comunicação nas...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=