Discurso de Sueli Carneiro na entrega do título de doutora Honoris Causa da UnB

Enviado por / FontePor Sueli Carneiro

Boa tarde a todas e todos,

Magnífica Reitora da Universidade de Brasília Profª Márcia Abrahão Moura. 

Senhora Lígia Garcia, decana do Movimento Negro do DF na pessoa de que saúdo todas todos e todes demais presentes.

Quero inicialmente manifestar minha gratidão à Profª. Vanessa de Castro e ao profº  Wanderson Flor do Nascimento, professores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, responsáveis pela defesa e solicitação  da outorga a mim do  título de doutora Honoris Causa, assim como à professora Ana Flávia Magalhães Pinto.

É com muito orgulho que recebo essa honraria extraordinária, o primeiro título honoris causa¹ outorgado a uma mulher negra pela UnB. Me alegra ainda mais o fato desse reconhecimento que me é dado hoje, vem precedido de outros gestos de grande impacto  ou  simbolismo que a Unb vem dirigindo à comunidade negra. A UnB foi a primeira federal a reservar 20% das vagas para estudantes negros, em 2003 no marco institucional de um Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial desta Universidade. O sistema foi implementado mudando significativamente o perfil do campus com a inclusão de mais de 30 mil estudantes por meio das cotas raciais. 

Em novembro de 2019, o colegiado da UnB autorizou a mudança do nome deste auditório da Faculdade de Direito, que passou a se chamar Esperança Garcia², considerada a primeira mulher advogada do Piauí, uma mudança que atendeu à iniciativa discente de integrantes do Maré – Núcleo de Estudo em Cultura Jurídica e Atlântico Negro e do Centro Acadêmico – Mandacaru e Contracorrente.

Em junho de 2022, foi criada a Secretaria de Direitos Humanos da UnB, com o objetivo de garantir o cumprimento da Política de Direitos Humanos da UnB. A professora Deborah Silva Santos é a primeira chefa da pasta. A UnB conta ainda, com uma Câmara de Direitos Humanos, vinculada ao Conselho Universitário sob a coordenação de Dalila Negreiros, estão sendo empreendidos esforços para a aproximação entre professoras/es negras/os da UnB, bem como coletivos negros atuantes na universidade.

São iniciativas eivadas de esperança de que a Unb continuará aprofundando o seu compromisso com a democratização da universidade brasileira ampliando a inclusão de professoras negras; do debate antirracista e antisexismo nos currículos, fortalecendo as instâncias pioneiras criadas para o enfrentamento do racismo e o sexismo, modelo para outras universidades brasileiras posto que a Unb é uma das mais importantes universidades do Brasil e da América Latina, o que torna esse título mais importante ainda para mim pelo reconhecimento de minha trajetória ao longo da qual procurei fazer da reflexão intelectual e da escrevivência, uma espada, como convém a uma filha de Ogum que sou; uma espada com a qual venho esgremindo no bom combate pelas causas mais justas da humanidade que são para mim a conquista da igualdade e equidade de gênero e raça. 

Nesse esfoço me ocupei em desagregar racialmente dados censitários para produzir evidências das desigualdades raciais entre as mulheres; a afirmar valores culturais negro-africanos que sustentam a identidade e a resistência das mulheres negras; a produzir argumentos para consubstanciar uma estratégia política de enegrecimento do ideário feminista, em especial no âmbito das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero; a desnudar os dispositivos de poder e saber implicados na persistente reprodução da inferioridade social de pessoas negras. 

Foram demandas, tarefas políticas  que deram sentido à minha vida, que evidenciaram os meus vínculos comunitários, que foram e são a argamassa de minha produção intelectual e compromisso militante.

Ocupei-me também em desenhar organizações políticas indispensáveis para fazer avançar essas demandas colocadas pelas mulheres negras e pela população negra em geral para a realização de seus direitos econômicos, sociais, civis, culturais e ambientais, sistematicamente violados pelas práticas discricionárias de base racial e de gênero.  

Portanto, faço parte de um contingente humano de sobreviventes e testemunhas de um evento de  radical unicidade: o experimento colonial, que adquiriu nessas terras americanas a sua  expressão mais cruel, que, além do desenraizamento forçado, do estupro colonial,  da escravização de milhões de africanos e seus descendentes, nos destituiu também da condição de sujeitos de conhecimento, num processo que descrevo como epistemicida. Sobreviventes e testemunhas que, em resistência, afirmam a sua plena humanidade, que produzem saberes questionando e contrariando as incapacidades cognitivas e cognoscentes que racistas lhes atribuem. 

A minha geração de militantes negros foi educada e conscientizada pelo movimento social negro, por seus intelectuais, ignorados pela universidade brasileira. 

Portanto, sei ainda que este título presta reverência a pensadoras e pensadores que forjaram nossas consciências e nossas vozes insurgentes no calor das lutas que travaram contra o racismo e o sexismo. Sei ainda que este título sinaliza para a urgência de supressão do pacto epistemicida que estreita o horizonte de conhecimento da humanidade ao descartar o que temos a oferecer de alternativas e criatividade no plano epistemológico. 

É, por fim, um título que recebo com a humildade de quem o compreende como o reconhecimento da justeza das lutas de mulheres e homens negros que clamam por um novo pacto civilizatório que desaloje os privilégios consagrados de gênero e raça que o experimento colonial forjou em todas as dimensões da vida social. 

Significa  o reconhecimento da legitimidade desses discursos e atos que protagonizamos, produzidos por lágrimas insubmissas. É o reconhecimento dessa escrevivência, que “não é para adormecer os da casa grande, e sim para incomodá-los em seus sonhos injustos”, como apontou nossa magistral escritora Conceição Evaristo. 

Uma resistência feita de sonhos libertários que conformam uma nova estética social fundada noutra ética, em que a diversidade humana se constitui no mais belo espetáculo da natureza a ser preservado. Essa missão civilizatória é, talvez, o ponto mais importante da agenda que nos impulsiona. 

Muito obrigada!


¹  Até o momento, foram outorgados 66 títulos de professor e doutor honoris causa. Desse total, apenas 7 mulheres foram agraciadas, todas vistas como brancas; além de 3 homens negros.

²  Esperança Garcia (Fazenda Algodões, circa 1751 – ?) foi uma mulher negra escravizada brasileira, considerada a primeira mulher advogada do Piauí.[1][2] Em 6 de setembro de 1770, Esperança enviou uma petição ao então presidente da Província de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, onde denuncia maus-tratos e abusos físicos contra ela e seu filho, pelo feitor da Fazenda Algodões.[3] A carta de Esperança Garcia é considerada a primeira petição escrita por uma mulher na história do Piauí, o que a torna uma precursora da advocacia no estado[1]. Também é um documento importante nas origens da literatura afro-brasileira[5]. Na data de envio, 6 de setembro, é comemorado o Dia Estadual da Consciência Negra.[6]

+ sobre o tema

Anistia já! por Sueli Carneiro

Perdi o bonde das malas milionárias, dos cuecões de...

Hum…hum! por Sueli Carneiro

A última pesquisa do MEC sobre desigualdades raciais na...

O que ori não quer…, por Sueli Carneiro

Ogun, na tradição religiosa negro-africana, é o dono dos...

Tributo por Sueli Carneiro

Quase tudo já foi dito sobre a importância histórica...

para lembrar

A carta da Princesa por Sueli Carneiro

A televisão, em 30 de abril, divulgou o conteúdo...

Gênero, raça e ascenção social

por Sueli Carneiro ASHELL ASHELL PRA TODO MUNDO ASHELL Ela mora...

Medo

Eles, os terroristas, estão nos vencendo! Por Sueli Carneiro O crescimento...

Perigo, por Sueli Carneiro

Novo tema ganhou destaque na imprensa nos últimos dias....
spot_imgspot_img

Uma biblioteca contra a indiferença

Em janeiro de 1937, Carolina Maria de Jesus saltou de um trem na Estação da Luz, em São Paulo. Vinda de Sacramento, no interior...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

“Avalio de forma positiva a presença de mulheres negras em conferências da ONU”, diz Rafaela Seixas

A diplomata Rafaela Seixas é uma das convidadas de Geledés para o evento 'Estratégias para o Empoderamento Econômico da Mulher Negra', que acontece nesta...
-+=