Divagando sobre as incógnitas do voto, senhor das eleições

Por: Fátima Oliveira

A coisa mais instigante em eleições é o voto, o senhor das eleições. Para obtê-lo perpetram-se até fraudes! Fica depenado quem não se curva às evidências de que, quando o povo quer eleger alguém o voto é como “fogo morro acima e água morro abaixo, não há quem segure”. Certo que nem sempre são eleitas a melhor candidatura e proposta de governo a olhos vistos.

E a coisa mais difícil é descobrir o que move a decisão de escolher A e não B ou C ou D, quando o resultado das eleições é incoerente com o que o povo precisa. Falo das necessidades imediatas de bem-estar e cidadania em geral – direitos legais e condições materiais de existência (moradia, saneamento, transporte, equipamentos sociais etc.); e das necessidades estratégicas de um povo – perspectivas de mais cidadania e democracia.

Fico azeda ao buscar explicações para resultados eleitorais incompatíveis com as necessidades imediatas e estratégicas de um povo. Por exemplo, a permanência da família Sarney no governo do Maranhão é um desafio aos meus neurônios, pois é racionalmente inexplicável. Nem sempre fraudam, pois no Brasil enganar o povo não é fraude. Deveria ser, mas não é! O povo os elege. Não adianta chorumelar. E, quando não ganham eleições, encontram suporte legal e assumem o governo. Estou convicta: é um caso de baixa consciência política e que eles são PhD em manipular.

São casos similares que clamam por algo antigo, porém esquecido, a elevação da consciência política e sua decorrência direta: o pensamento crítico, jogado de escanteio e substituído pelo saber dos marqueteiros, hábeis mestres: potencializam excelentes candidaturas, mas também podem alavancar o nada, numa flagrante competência da arte de enganar impunemente. Um caso exemplar: a eleição de Collor à Presidência da República (1989), um fogo morro acima gerado pela competência marqueteira. Iludidos constataram rapidamente que o produto era completamente diferente do anunciado. Aí, Inês já era morta!

Não sou contra a utilização do marketing eleitoral, sou contra o poder de enganar que marqueteiros têm usado e abusado, como se uma candidatura fosse um cosmético sem controle de qualidade real. Agregue-se ainda o poder dos grandes jornais e da TV, que possuem suas candidaturas – coisa nada demais e que é parte do jogo, pois seus donos votam e têm o direito de escolher quem acham condizente com seus desejos lícitos e os indizíveis. Porém, é execrável que usem de meios torpes para que se torne cada vez mais difícil o exercício do direito de escolha do povo. São especialistas em trapaças e sabem que em meio ao analfabetismo funcional (um em cada cinco brasileiros) há um contingente expressivo de eleitores de baixa consciência crítica que é possível manipular.

Desde priscas eras as classes dominantes impõem a sua visão de mundo, materializando seus intentos por meio de expedientes escusos – de trapaças à violência, da simbólica às tentativas de eliminação moral e física. Então, não é novidade que muita gente esteja de mutuca especulando que tramoia sairá na TV às vésperas das eleições. Falam que um consórcio mafioso tem engatilhada uma “bala de prata” para impedir a probabilidade, cada vez mais plausível, de as eleições presidenciais serem resolvidas no primeiro turno! É uma expectativa (a da bala de prata) cruel.

A lição é que só há um meio de não sermos reféns de qualquer bala de prata: empenho cotidiano em formar pensamento crítico. Dá trabalho e requer tempo, mas não há outra saída.

 

 

Fonte: O Tempo

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

Missão brasileira participa de homenagens a Samora Marchel em Maputo-Moçambique

A comitiva brasileira, em missão na África desde segunda,...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

Organizações lançam campanha pela revogação da PEC do fim do mundo

Ação é baseada em relatório que investiga consequências da...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=